Academia Jovem Orquestra Ouro Preto apresenta “Bastião e Bastiana”, de Mozart

Um clássico do repertório operístico mundial, “Bastião e Bastiana”, de Wolfgang Amadeus Mozart, ganha as cores da Academia Jovem Orquestra Ouro Preto. A montagem, que será apresentada neste sábado (1º de junho), às 20h, no Sesc Palladium, é uma ótima oportunidade para os amantes da música se deleitarem com a genialidade do compositor austríaco, interpretado por vibrantes talentos da nova geração, acompanhados de grandes nomes do canto lírico nacional.
O espetáculo conta com a participação da premiada soprano Marilia Vargas, no papel de Bastiana, do tenor Jabez Lima, encenando Bastião, e o baixo-barítono Fúlvio Souza, como o mago Colas. A experiência e o talento desses artistas se unem ao frescor e à energia da Academia Jovem, criando uma sinergia impactante. A Academia Orquestra Ouro Preto é um dos braços do núcleo educacional da Orquestra Ouro Preto e tem o objetivo de formar e preparar jovens entre 18 e 28 anos para o mercado de trabalho da música de concerto. Os ingressos custam R$25 e R$50 pelo Sympla e na bilheteria do teatro.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Luto na FJP e BDMG
Faleceu na terça-feira (28) um dos responsáveis por criar a Fundação João Pinheiro (FJP), Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, que ocupou a presidência da entidade de 4 de setembro de 1970 a 15 de março de 1971, e no período 2 de julho de 1985 a 7 de fevereiro de 1986. Diniz nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 16 de maio de 1932, formou-se em Direito em 1954 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também foi presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) entre 1967 e 1970. A trajetória de Hindemburgo merece destaque por diversas contribuições à administração pública. O velório será nesta quarta-feira (29), das 10 às 14h, na Academia Mineira de Letras, na rua da Bahia, 1.466 – Centro. Ele será cremado no Parque Renascer, às 15h30, em Contagem.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A forma como variável”
A Casa Fiat de Cultura (no Circuito Liberdade) inaugura a exposição “A forma como variável”, que traz uma proposta interessante para o público. São 340 obras em pequenos formatos, de diversas texturas e cores, construídas para a interação sensorial de todos os públicos, a partir da pesquisa da artista sobre acessibilidade cultural.
As obras são produzidas por meio da utilização de cores reaproveitadas de embalagens de diversos produtos, impressas sobre papeis de gramaturas altas. Algumas obras poderão ser tocadas, enquanto outras apresentarão experiências olfativas (uma obra tem glicerina) e sonoras (uma das obras terá sementes no interior, que produzem barulho com o movimento). Mais do que um recurso, a acessibilidade é um conceito evidenciado na expografia, que também contará com legendas em fonte ampliada e braille e um vídeo em Libras.
A exposição fica em cartaz até 14 de julho com entrada gratuita.
Evento Bonsai 2024
Apreciadores e cultivadores de bonsais podem se preparar para uma experiência imersiva durante a segunda edição do Evento Bonsai, que acontecerá desta quinta-feira (30) a domingo (2/6), no Thermas Internacional de Minas Gerais, em Esmeraldas. O evento é dedicado a todos os entusiastas e cultivadores de bonsais, desde iniciantes até especialistas experientes, que desejam aprimorar suas habilidades e compartilhar sua paixão pelas incríveis “árvores em bandeja”.
A programação dos quatro dias conta com atrações internacionais, demonstrações, workshops e concursos. A participação no Evento Bonsai 2024 é aberta ao público em geral, mediante a compra de ingressos pelo Sympla. Além das demonstrações e workshops, os participantes também poderão explorar a 2ª Exposição do Evento Bonsai, que terá uma grande variedade de plantas.
Ouça a rádio de Minas