Orquestra Ramacrisna celebra 20 anos
Na quarta-feira (12), o palco do Cine Theatro Brasil Vallourec (av. Amazonas, 315 – Centro – BH) vai receber, às 20h30, o espetáculo “Clássicos de Minas”, concerto beneficente que celebra os 20 anos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna. Sob a regência do maestro Eliseu Barros, a orquestra dividirá arranjos exclusivos com artistas consagrados e da nova geração da música mineira, dentre eles, Bernardo do Espinhaço, Bloco de Belô, Laura Catarina, Marina Araújo, Patrícia Ahmaral, Sérgio Pererê e Trio Amaranto.
Todos os artistas convidados participarão de forma voluntária e toda a renda obtida com a venda dos ingressos será destinada à manutenção das atividades da orquestra e dos demais projetos sociais do Instituto Ramacrisna. A venda é pelo site Eventim ou na bilheteria do teatro.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Mineiro lança documentário
O documentário “Lar”, dirigido pelo mineiro Leandro Wenceslau, estreia nos cinemas, na quinta-feira (13), com distribuição da Embaúba Filmes, e propõe um mergulho sensível nas novas formas de amar, cuidar e construir família. A partir do olhar dos filhos e filhas de três famílias LGBTIAPN+, o longa revela o cotidiano desses lares diversos, seus desafios e alegrias.

Mestre em Artes pela Uemg e fundador da produtora Estalo Criativo, Wenceslau trabalhou em produções que dialogam com a temática diversidade. Dirigiu os curtas “Enquanto Ainda é Tempo” e “Bolha” e assinou roteiro e produção de “Dourado”, premiados em festivais nacionais e internacionais, que juntos acumulam milhões de visualizações em plataformas digitais.
Mês da Consciência Negra: mais de 60 atividades
Durante todo novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte promove uma série de atividades culturais e artísticas em celebração ao Mês da Consciência Negra. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e parceiros, convida o público a refletir sobre a história, as tradições e as contribuições do povo negro para a identidade brasileira.
A programação, disponível no Portal Belo Horizonte, reúne mais de 60 atividades gratuitas em todas as regionais e integra eventos como o Festival de Arte Negra (FAN), que reforça a valorização da cultura afro-brasileira.
Ouça a rádio de Minas