Variedades

Orquestra Sesiminas realiza cine concerto

“O Garoto”, filme de Charles Chaplin será exibido com trilha sonora recriada e interpretada ao vivo pela orquestra
Orquestra Sesiminas realiza cine concerto
Crédito: Divulgação/Orquestra Sesiminas

Na semana do Natal, a Orquestra Sesiminas realiza a última apresentação de 2023, celebrando mais uma temporada virtuosa nos palcos. Hoje, às 20h30, o Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia) recebe o cine concerto “O Garoto”, filme de Charles Chaplin exibido com trilha sonora recriada e interpretada ao vivo pela orquestra. A entrada é gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos.

O cine concerto chegou a ser apresentado em fevereiro deste ano, na série “Promenade” e, agora, retorna aos palcos com uma mensagem natalina. “Acreditamos que a temática desse filme tem tudo a ver com o Natal. Por que narra a história de um garoto abandonado, mas que encontra o seu final feliz. E nos faz pensar quantas crianças merecem um final feliz neste Natal”, diz o maestro Felipe Magalhães.

Considerada a primeira comédia dramática da história, o “O Garoto” ganhou uma nova trilha desenvolvida sob a batuta do maestro e diretor musical da Orquestra Sesiminas, Felipe Magalhães. Para isso, foram reunidos trechos de peças de grandes compositores para ilustrar as cenas do primeiro filme de Chaplin, datado de 1921. Em cerca de 50 minutos de história, a Orquestra dá vida a sentimentos muitas vezes díspares, uma vez que a película é definida pelo próprio Chaplin como “um retrato com um sorriso e, talvez, uma lágrima”.

“A trilha original do filme é do Chaplin. Enquanto orquestra, decidimos propor algo diferente e recriamos essa trilha. Escolhemos peças de diferentes compositores e trabalhamos essas músicas. A impressão que dá é que a trilha foi feita para o filme. É uma história cheia de momentos para rir e para chorar, ou seja, com oscilações emocionantes. E as músicas variam de acordo com esses sentimentos todos”, ressalta o maestro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Clima musical

Enquanto o filme retrata a busca de uma mãe arrependida por ter abandonado seu filho e desesperada para reencontrá-lo, a Orquestra Sesiminas ilustra as cenas de Chaplin com obras cuidadosamente escolhidas para cada momento, seja de tensão, alegria ou tristeza. De compositores brasileiros, estão presentes “Burrico de Pau”, a única composição de Antônio Carlos Gomes escrita para conjuntos de cordas, marcada por seu andamento aventureiro, em ritmo acelerado; e “Suíte para Cordas nº 1”, de Alberto Nepomuceno.

Também compõem o espetáculo peças bastante celebradas pelo público, como “Dança Húngara N°5”, de Brahms, conhecida por suas famosas melodias apaixonadas e mudanças de ritmo envolventes; e “Serenata para Cordas”, de Dvorák, uma das obras mais conceituadas para orquestras de cordas, e que também promete encantar o público por sua potência melódica atrelada ao universo da fantasia. “O interessante dessa produção é que a Orquestra executa a trilha sonora ao vivo durante a exibição do filme. Isso cria uma atmosfera diferente. Se a cena é alegre, a música é de alegria. Se a cena é emocionante, a música vem com um sentimento mais forte”, observa o maestro.

O repertório completo é fomado por Giacomo Puccini (italiano) – “I Crisantemi”; Karl Jenkins (galês) – “Palladio”; Alberto Nepomuceno (brasileiro) – “Suíte Antiga”, 1º mov. (“Minueto”); Edvard Grieg (norueguês) – “Duas Canções Elegíacas”, 2ª (“A Última Primavera”) e “Suíte Holberg”, 2º mov (“Sarabanda”); Johannes Brahms (alemão) – “Dança húngara nº5”/arranjo: Eliseu Barros; Leroy Anderson (norte-americano) – “Plink, Plank, Plunk”; Antônio Carlos Gomes (brasileiro); “Sonata para cordas”, 4º mov (“Burrico de Pau”); Edward Elgar (inglês) – “Serenata para cordas”, 1º mov.; Antonin Dvorák (theco) – “Serenata para cordas”, 2º mov.; Johann Strauss Jr. (austríaco) – “Pizzicato Polka”; e Vasily Kalinnikov (russo) – “Serenata para cordas em Sol menor”.

Logo após a exibição do cine concerto, a Orquestra Sesiminas presenteia o público com um pot-pourri natalino, interpretando músicas que se tornaram símbolos do Natal, como “Noite Feliz”, “O Velhinho” e “Sino de Belém”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas