Variedades

Orquestra Sesiminas une Beethoven ao rock

Público irá conferir uma surpreendente fusão entre a grandiosidade da música clássica e a energia vibrante do rock
Orquestra Sesiminas une Beethoven ao rock
Concerto da Orquestra Sesiminas será no Centro Cultural, no bairro Santa Efigênia, nesta sexta-feira (20) | Crédito: Sebastião Jacinto Junior / FIEMG

Uma fusão surpreendente entre a grandiosidade da música clássica e a energia vibrante do rock. É o que vai acontecer nesta sexta-feira (20), às 21h, no palco do Centro Cultural Sesiminas com o espetáculo “O Clássico é Rock”, apresentado pela Orquestra Sesiminas.

Inspirado na estrutura de uma sinfonia clássica em quatro movimentos, o concerto recria trechos emblemáticos da Nona Sinfonia de Beethoven, mesclando-os com hinos do rock que marcaram gerações. De Chuck Berry a Led Zeppelin, passando por Beatles, Rolling Stones, Queen, Pink Floyd e até o brasileiro Barão Vermelho, a performance promete uma experiência sonora única e emocionante.

Um show de vozes e arranjos inovadores, com vozes marcantes como as de Bauxita e Rayane Boldrini, acompanhadas por arranjos criados por Neto Bellotto e Christiano Caldas, o espetáculo transcende gêneros musicais e promete entregar uma experiência inesquecível ao público.

Segundo o maestro Felipe Magalhães, que também é diretor musical do espetáculo, a proposta do show é ir além da simples combinação de estilos: “A música clássica já carrega em si elementos populares de suas épocas. Nossa ideia foi fundir essas características com os grandes clássicos do rock, criando algo original e orgânico que faz sentido culturalmente para o público de hoje”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Idealizado em 2020, em celebração aos 250 anos de nascimento de Beethoven, o espetáculo foi estruturado seguindo o formato de uma sinfonia em quatro movimentos. Cada movimento integra trechos da Nona Sinfonia com clássicos do rock, oferecendo ao público um show dinâmico e emocionante.

O maestro compartilha um dos momentos mais marcantes dessa construção: “No quarto movimento, por exemplo, a Ode à Alegria, que na Nona Sinfonia de Beethoven é cantada com o texto de Schiller, desemboca em ‘Pro Dia Nascer Feliz’, do Barão Vermelho. Essa transição é um tributo à capacidade do rock e da música clássica de unir pessoas e culturas”, assegura Magalhães.

Concerto “O Clássico é Rock”

Data: 20 de dezembro
Horário: 21h
Local: Centro Cultural Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte
Ingressos: R$ 40 / R$ 20
Venda: Bilheteria do Centro Cultural Sesiminas ou pela plataforma Sympla

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas