Orquestra Sinfônica de Minas Gerais abre o Carnaval da Liberdade na rua

Nesta semana pré-Carnaval, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais ocupa as ruas com o concerto “Sinfônica Pop: Abertura do Carnaval da Liberdade – OSMG convida Toninho Geraes”.
A apresentação é uma celebração da festividade, com grandes composições do samba, em orquestração sinfônica. Sob a direção da regente titular Ligia Amadio, a sinfônica estará no palco com o cantor e compositor mineiro Toninho Geraes e convidados. O espetáculo será nesta quinta-feira (27), às 20h, no cruzamento das avenidas Brasil e Bernardo Monteiro, no bairro Funcionários. A entrada é gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos.
Ao lado de Geraes, outras vozes marcam presença. Aline Calixto, Adriana Araújo, Fabinho do Terreiro, Fernando Bento participam, acompanhados de banda própria. Nessa pluralidade, surgem faixas emblemáticas do samba mineiro e nacional. A firmeza da tradição está na presença ilustre de dona Eliza, uma das pioneiras do samba em Minas Gerais. Unindo tradição carnavalesca, sofisticação da música erudita e a energia vibrante da música popular brasileira, “Abertura do Carnaval” traz alegria, leveza e exaltação, marcas da maior festa nacional.
O concerto apresenta músicas compostas por grandes nomes da música brasileira, como Toninho Geraes, Paulinho Rezende, Moacyr Luz e outros. Entre os destaques, estão faixas como “Mais Feliz”, “Se A Fila Andar”, “Seu Balancê” e “Mulheres”. O espetáculo também incluirá emocionantes interpretações de peças emblemáticas, como “Foram Me Chamar” (Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho) com arranjo de Fred Natalino, e “Povo Negro, Raça Zumbi”, de dona Eliza, uma das pioneiras do samba em Minas Gerais, que será interpretada pela potente voz de Adriana Araújo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A noite contará com a participação especial de Aline Calixto, que traz o samba de “Preceito/Oxossi” e “De Maré”, e Fabinho do Terreiro com o medley “Pago Pra Ver/Mágoa/Desacerto”. Além disso, também serão interpretados clássicos atemporais como “Alma Boêmia” (Toninho Geraes e Paulinho Rezende) e “Aquarela da Amazônia” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), arranjada por Marcelo Ramos.
O espetáculo “Sinfônica Pop: Abertura do Carnaval da Liberdade – OSMG convida Toninho Geraes” é realizado pelo Ministério da Cultura, governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado.
Ouça a rádio de Minas