Variedades

Ouro Preto será palco de festival de cervejas artesanais

Ouro Preto será palco de festival de cervejas artesanais
Crédito: Divulgação

A partir de amanhã, uma das mais icônicas históricas cidades mineiras sedia a terceira edição do Ouro Bier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto. Este é um dos mais novos e maiores festivais cervejeiros de Minas Gerais e tem como foco principal a cerveja artesanal mineira e sua cadeia produtiva; mas suas atrações incluem também boa música, gastronomia, palestras sobre o mercado cervejeiro e outras surpresas mais. Ele já faz parte do calendário da cidade e incrementa o turismo de Ouro Preto.

Nos anos anteriores, o evento aconteceu durante a Semana Santa. Porém, como este ano a data coincidiu com o feriado de 21 de abril (grande marco na cidade), a organização precisou mudar a data.

“Já era tradição realizarmos o evento durante a Semana Santa, mas como a data foi junto com o feriado de Tiradentes, tivemos que repensar nossa estratégia. Então, vimos em julho uma boa opção para realizarmos o festival, pois é um mês de férias e coincide com o final do Festival de Inverno de Ouro Preto”, explica Júlio Füzessy, um dos organizadores.

Nesta edição, o festival vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes cervejarias mineiras como: Backer, Verace, Krug Bier, Fürst, Cervejaria Loba, Albanos, Prussia Bier, Cervejaria Caraça, Insana, Wäls, DoktorBrau, Corja Brew, Évora, Bergen, Läut, Colder e Cervejaria Acadêmica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No quesito música, grandes bandas farão a alegria dos participantes. A atração internacional será Lorenzo Thompson, nascido na cidade de Greenwood, no Mississippi, nos anos 50. Nos últimos quinze anos, Lorenzo Thompson tem se apresentando por todo circuito de blues Americano, principalmente em Chicago. Ele já tocou com grandes nomes como Willie Kent, Melvin Taylor, Buddy Scott e Aaron Burton. Lorenzo e sua banda tem se apresentado em festivais ao lado de artistas consagrados como SonSeals, Koko Taylor, Huey Lewis and The News e Lonnie Brooks.

Já a parte gastronômica, ficará por conta de diferentes food trucks com ofertas variadas para atender a todos os visitantes. O espaço do festival também foi ampliado para oferecer maior conforto, assim como o número de banheiros femininos.

As entradas na sexta-feira (dia 26) e no domingo (28) serão gratuitas, mediante a entrega de uma agasalho ou um pacote de fralda geriátrica para o Asilo de Ouro Preto e no sábado (27) o participante pode retirar o convite pelo site do evento ou pelo Sympla.

A terceira edição do Festival de Cerveja Artesanal de Ouro Preto – OuroBier terá como atração extra o I Fórum de Tecnologia Cervejeira. Importantes nomes do mercado estarão reunidos em um só espaço para falar sobre produção, marketing, reaproveitamento e inovações no setor. Este fórum é fruto da cooperação entre o OuroBier e a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), através da Escola de Nutrição e o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas. As palestras e oficinas serão realizadas na própria Ufop, entre amanhã e sexta-feirao, com horários variados. Algumas são gratuitas e outras incluem o valor do custo do material.

Durante o fórum, o OuroBier também oferecerá um curso de produção de cerveja artesanal, ministrado pela equipe da Casa O.L.E.C. É um curso teórico-prático onde os alunos colocam a mão na massa e participam de todo o processo de produção, do grão ao copo. O foco é aprender tudo sobre ingredientes, equipamentos e processos de produção de cerveja artesanal. Ao final, os alunos estarão aptos a fazer sua própria cerveja em casa. O festival será realizado no Estacionamento do Centro de Artes e Convenções da Ufop. (Da Redação)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas