Variedades

Painel ‘Peixes’ de Portinari deve ser restaurado na sede do PIC Cidade

Iniciativa faz parte da campanha “Mergulhe nesta ideia – Vamos juntos restaurar o painel Peixes de Candido Portinari"
Painel ‘Peixes’ de Portinari deve ser restaurado na sede do PIC Cidade
O painel Peixes, do Mestre Portinari | Crédito: Divulgação / Tulio Barros Fotografias

O presidente do PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares, foi o anfitrião do concorrido almoço realizado no Restaurante Abbraccio do PIC Cidade, que reuniu ex-presidentes e vice-presidentes do clube, diretoria da APPA, a nata da imprensa mineira, parceiros e empresários, no último dia 10. O objetivo do encontro foi lançar oficialmente a campanha “Mergulhe nesta ideia – Vamos juntos restaurar o painel Peixes de Candido Portinari”.

O painel de azulejos intitulado “Peixes”, de autoria do renomado artista Candido Portinari, foi inaugurado juntamente com a sede há 63 anos. A obra, uma das dez do gênero existentes no Brasil, tem a dimensão total de 2,90m x 6,50m, é formada por 817 azulejos, sendo que cada azulejo mede 15cm X 15cm e foi executada pela empresa Vitrais Conrado Sorgenicht S.A., de São Paulo. Numa representação abstrata, mostra peixinhos figurativos e expressivos e revela ainda o movimento das águas e dos recifes.

Passadas mais de seis décadas desde a sua criação, o painel artístico apresenta processos naturais de desgaste devido à ação do tempo e combinações de fatores como variação de umidade, percolações de águas pluviais e incidência solar. E para preservar esta obra tão importante para o cenário mineiro, nacional e internacional, a diretoria atual elaborou, em 2023, o projeto de Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), que foi aprovado este ano, tendo como objetivo restaurar o Painel “Peixes”.

Diretor financeiro da APPA, Guilherme Domingos, e o presidente do PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares
O diretor financeiro da APPA, Guilherme Domingos, e o presidente do PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares | Crédito: Divulgação / Tulio Barros Fotografias

Em seu discurso, o presidente do PIC agradeceu a presença de todos, falou da importância do projeto e da preocupação do clube em preservar uma obra de tamanha relevância. Falou ainda que espera envolver os sócios neste projeto e deseja contar com a participação dos empresários, que estarão associando a sua marca a um projeto cultural de grande alcance. Por fim, disse que segue contando com o apoio da imprensa na divulgação desta campanha.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O diretor financeiro da APPA, Guilherme Domingos, disse que a elaboração do projeto de restauração do painel de azulejos “Peixes” alinhou-se perfeitamente ao propósito da associação, organização sem fins lucrativos especializada na gestão de projetos, que busca viabilizar, promover e difundir a cultura e o patrimônio. “O painel, que faz parte do Pampulha Iate Clube, está localizado em um imóvel tombado pelo município, dentro do importante conjunto urbanístico e arquitetônico da Orla da Pampulha. Agora, com o lançamento da campanha “Mergulhe nesta ideia”, acreditamos que conseguiremos viabilizar a restauração desta importante obra de arte. Vamos juntos!”, concluiu.

Campanha "Mergulhe Nesta Ideia"
O presidente Antonio Eustáquio durante seu discurso de lançamento da Campanha “Mergulhe nesta ideia – Vamos juntos restaurar o painel Peixes” de Candido Portinari | Crédito: Divulgação / Tulio Barros Fotografias

A partir de agora, o clube e a APPA entram na etapa de captação de recursos. Vale informar que qualquer pessoa que tiver interesse em abater a sua doação para a cultura no Imposto de Renda poderá fazê-lo, uma vez que a Lei Rouanet possibilita o abatimento de doações e patrocínios diretamente do Imposto de Renda (IR) devido, até 4% para as empresas (pessoas jurídicas) e 6% para as pessoas físicas.

Então, “Mergulhe nesta ideia” – Vamos juntos restaurar o Painel “Peixes”, do mestre Portinari.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas