Variedades

“Paixão em Cena” revisitará a Via Sacra de Jesus em alguns dos equipamentos do Circuito Liberdade

Espetáculo acontece nesta sexta-feira (29) com elenco de aproximadamente 60 pessoas. Confira também outros destaques de Variedades
Atualizado em 1 de abril de 2024 • 10:32
“Paixão em Cena” revisitará a Via Sacra de Jesus em alguns dos equipamentos do Circuito Liberdade
Crédito: Leo Fontes

Pela primeira vez, o público de Belo Horizonte poderá conferir nesta sexta-feira (29), a partir das 18h30, a encenação “Paixão em Cena”, que revisitará a Via Sacra de Jesus, percorrendo alguns dos equipamentos do Circuito Liberdade. A iniciativa é parte do projeto turístico Minas Santa e é realizada pelo governo de Minas. Com direção geral de Antony Diniz e direção artística de Magdalena Rodrigues, a encenação da Paixão de Cristo terá apresentação pública, gratuita, presencial e com transmissão para todo o Estado pela Rede Minas de Televisão e TV Horizonte.

O espetáculo terá a participação de um elenco de aproximadamente 60 pessoas do Centro Artístico Cultural São João Batista (Cenarc), localizado no bairro Salgado Filho, proponente do projeto, incluindo alguns profissionais que já atuam em encenações populares. A encenação terá início em frente ao prédio do Iepha. Depois, segue em cortejo pela alameda da Praça da Liberdade, passa pelo Palácio da Liberdade e termina na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. O evento será concluído com o sermão do descendimento pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, e a procissão do enterro.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

“Energia Limpa”

O mineiro Walter Fróes, presidente da CMU Energia, é um dos palestrantes convidados do evento “Minerais da Transição: Energia Limpa, Mobilidade e Novas Tecnologias”, que será realizado em São Paulo, dia 3 de abril, no auditório do Mattos Filho. O executivo participa do painel “Novas Tecnologias: energia solar e eólica”. A CMU está entre as maiores comercializadoras do país e atende hoje cerca de 35 clientes da área de mineração, incluindo as duas maiores minas do Brasil. A empresa também foi responsável pela negociação de compra de energia e fará a gestão no Mercado Livre para o projeto de mineração Tocantinzinho Gold, em construção em Itaituba, no Pará. O volume de energia contratado é de 24 MWm a partir deste mês.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Som na Faixa”

Minas Gerais recebe a 7ª edição do festival “Som na Faixa”, projeto que evidencia a cultura e a música brasileiras. Esta edição passa por Congonhas, no sábado (30) e Santa Bárbara, na próxima terça-feira (2l), com uma programação que exalta a cultura regional e a música instrumental. Os shows são gratuitos e as apresentações serão transmitidas on-line pelo canal do YouTube da Muda Cultural. A banda Belina Orkestar abre a programação em Congonhas no sábado, às 15h30, com show no Teatro de Arena do Museu de Congonhas (alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica). O grupo leva fanfarras e canções tradicionais romani à cidade dos profetas de pedra de Aleijadinho. Entre suas referências, estão o estilo musical Balkan Brass, originário do século IXX na Sérvia, e grupos como Fanfare Ciocarlia e Boban Markovic Orkestar. 

Atualmente, a banda tem uma composição flutuante de mais de 20 integrantes divididos entre tubas, bombardinos, trombones, helicon, trompetes, saxofones, clarinetes, flautas, djembê, zabumba, bumbo, alfaia e caixa. A Orquestra Popular Terno do Binga se apresenta, a partir das 17h, com o seu maracatu, cirandas e frevo, passando também pelo coco rural e o bumba meu boi.

“Maio, antes que você me esqueça”

Os artistas Ilvio Amaral e Maurício Canguçú sobem aos palcos do Teatro da Cidade (rua da Bahia, 1.341, Centro), nesta sexta (29) e no sábado (30), às 20h, e no domingo (31), às 18h, para compartilhar com o público a história do Sr. Hélio e seu filho, Mauro. Na peça “Maio, antes que você me esqueça”, o pai, que já está em estágio avançado do Alzheimer, vai visitar o filho durante um final de semana. Durante esses dias, a relação dos dois vai da comédia ao drama e, com muito humor e delicadeza, revela-se uma realidade vivida por muitas pessoas.

A história leva o público a se perguntar qual o lugar do afeto numa relação entre pai e filho, onde pouco coube a intimidade ao longo dos anos. E neste contexto, as heranças familiares vão muito além da construção de histórias, lugares e bens materiais. A peça tem como principal legado mostrar o que é o afeto. Uma doença que fragiliza a memória de uma vida é capaz de construir memórias afetivas entre o pai e o filho. Os ingressos estão à venda no site sympla.com.br.

“Escultura no Centro”

O Centro Cultural UFMG recebe a exposição “Dyspnoe/Dispneia”, da artista Janna Leonards. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 14 de abril de terça a sexta-feira, de 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 17h. A entrada é gratuita e integra o projeto “Escultura no Centro”, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de artes visuais com habilitação em escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Janna Leonards exibe duas esculturas em formato de órgãos do corpo humano: um pulmão em chapa de aço carbono martelada e soldada e um coração em liga metálica Zamac fundida. Janna Leonards formou-se em arquitetura na Hochschule Darmstadt, na Alemanha, em 2022. Atualmente, realiza o mestrado em cenografia e comunicação na Hochschule Dortmund (Alemanha), com um semestre de intercâmbio na UFMG, em Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas