Palácio das Artes exibe filmes nacionais

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à sua 22ª edição em 2023 e traz uma seleção dos filmes nacionais que mais se destacaram ao longo do último ano. E, desta vez, o público do Palácio das Artes terá a oportunidade de ver, ou rever, na tela do cinema, 15 destas produções, como “Medida Provisória” (foto), de Lázaro Ramos, e o mineiro “Marte Um”, de Gabriel Martins, que lideram as indicações ao Troféu Grande Otelo. O Cine Humberto Mauro exibe, a partir da próxima sexta-feira (4) a10 de agosto (quinta-feira), os longas-metragens finalistas em três categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023: Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Longa-metragem Documentário e Melhor Longa-metragem de Comédia.
Os espectadores poderão, ainda, opinar nas três categorias, cujos vencedores serão escolhidos também por votação popular, em formulário disponível no site da Academia. No caso específico dos filmes de comédia, a decisão fica por conta, exclusivamente, do público. As sessões no Cine Humberto Mauro são gratuitas, com retirada de ingresso a partir de uma hora antes da exibição, e têm classificação variável, de acordo com cada filme.
Organizado pela Academia Brasileira de Cinema desde 2002, a premiação congrega profissionais e artistas do cinema em uma celebração anual que destaca a excelência, a criatividade e o talento presentes nas obras produzidas em solo nacional. Escolhidos em votação pelos sócios da Academia, os finalistas concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 irá anunciar seus vencedores no dia 23 de agosto, através de uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro e transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia.
Com foco na promoção da cinematografia feita no Brasil junto à população do País, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem se consolidado como uma forma de reconhecimento da qualidade técnica e artística dos filmes nacionais e da confraternização entre os profissionais que os fazem. Os 15 títulos selecionados como finalistas para as três categorias que concorrem pelo voto popular demonstram a pluralidade tanto do cinema comercial quanto das produções independentes. O gerente de Cinema do Cine Humberto Mauro, Vitor Miranda, destaca a importância de cada um destes filmes ganhar uma sessão no Palácio das Artes. “É muito significativo realizar essa mostra de maneira gratuita, porque o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro traz um pouco dessa celebração do cinema nacional. É algo parecido com a intenção do Oscar, de exaltar a própria indústria. O cinema brasileiro ainda tenta se firmar nessa produção industrial, então é fundamental que esse tipo de premiação exista para que o público possa conferir um pouco do que mais se destacou dentro dos circuitos comercial e independente ao longo do último ano no país”, ressalta.
A mostra começa com os concorrentes na categoria Melhor Filme de Ficção, exibindo alguns dos maiores sucessos de crítica e público lançados em 2022. É o caso de “Marte Um” (2022), produzido em Minas Gerais e escolhido para representar o Brasil em uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023.
“Medida Provisória” (2020), a distopia que marca a estreia do ator Lázaro Ramos na direção, lidera as indicações, e também compete pela escolha do público. Completam a categoria os filmes “Eduardo e Mônica”(2022), dirigido por René Sampaio e baseado na célebre canção de Renato Russo; o drama pernambucano “Paloma” (2022), realizado por Marcelo Gomes e consagrado como o grande vencedor da última edição do Festival do Rio; e “A Viagem de Pedro” (2021), longa da conceituada cineasta Laís Bodanzky que traz um retrato diferente da figura do imperador Dom Pedro I, narrando um momento em que o monarca se encontra perdido e inseguro durante uma viagem pelo Oceano Atlântico.
Comédia
A programação do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro no Cine Humberto Mauro também terá um espaço especial dedicado à comédia, gênero historicamente bem-sucedido nas bilheterias brasileiras. Filmes com propostas tão diversas quanto “O Clube dos Anjos” (2020), dirigido por Angelo Defanti e adaptado da ácida obra de Luis Fernando Verissimo sobre um banquete com consequências fatais, e “Papai é Pop” (2021), de Caito Ortiz, que acompanha as desventuras de um pai de primeira viagem.
Os documentários também marcam presença. “A Jangada de Welles” (2022), dos diretores cearenses Petrus Cariry e Firmino Holanda, narra a inusitada passagem do grande diretor de cinema Orson Welles pelo Brasil na década de 1940. Outro destaque é “Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo” (2022), de Taciana Oliveira, que mergulha na vida e obra da célebre escritora brasileira. Também com exibição programada está o documentário “Kobra Auto Retrato” (2022), da cineasta Lina Chamie, que segue a jornada bem sucedida do grafiteiro e muralista paulistano Kobra, da periferia de São Paulo para o mundo.
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