Palácio das Artes recebe Bienal de São Paulo

A bem-sucedida parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e a Fundação Bienal de São Paulo se renova em 2024 com a chegada, ao Palácio das Artes, de 123 obras em um conjunto de 39 séries, criadas por mais de 20 artistas, e que estiveram na “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível” no segundo semestre de 2023. Com foco nas afromineiridades, nas criações de artistas mulheres e na potência das artes indígenas, a itinerância da Bienal de São Paulo em Belo Horizonte tem abertura nesta quinta-feira. A visitação às obras vai até o dia 15 de setembro.
A seleção de trabalhos do Palácio das Artes, especialmente pensada para a Capital, recebe também uma série de atividades, incluindo visitas mediadas, encontros itinerantes e performances de hoje a sábado (22), com entrada gratuita.
Durante as itinerâncias, a Fundação Bienal de São Paulo, em conjunto com as instituições parceiras, realiza duas frentes de trabalho educativo que se complementam. São elas as ações de formação com as equipes de mediadores e educadores da cidade, além de ações de difusão para o público interessado geral.

Essas iniciativas visam criar um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico, proporcionando experiências enriquecedoras para professores, educadores, mediadores e interessados em arte. Com um foco na interação com o público e na disseminação da arte contemporânea, o programa busca fortalecer os laços entre instituições culturais e contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
Na abertura da exposição hoje, às 19h, a equipe de educação da Bienal vai conduzir uma visita mediada presencial, com duração de duas horas. Essa visita convida o público a um percurso pela mostra itinerante no Palácio das Artes, propondo diálogos com a publicação educativa da 35ª Bienal. O trajeto destacará artistas como Luana Vitra, Gabriel Gentil Tukano, Rosana Paulino e Zumví Arquivo Afro Fotográfico, abordando discussões em torno da pergunta “como corpos em movimento são capazes de coreografar o possível, dentro do impossível?”.
Quem quiser saber sobre a programação da 35ª Bienal de São Paulo – Itinerância, é só acessar o site da Fundação Clóvis Salgado.
Ouça a rádio de Minas