Variedades

Palavra do ano em 2025: afinal, o que é ‘vibe coding’?

Impacto cultural foi um dos motivos para a escolha do termo
Palavra do ano em 2025: afinal, o que é ‘vibe coding’?
Foto: Adobe Stock / Reprodução

“Vibe coding” foi eleita a palavra do ano de 2025 pelo dicionário britânico Collins. O termo (que junta duas palavras) tem relação com hábito impulsionado por usa de inteligência artificial na programação.


O que aconteceu


Impacto cultural foi um dos motivos para a escolha do termo. Especialistas do dicionário Collins perceberam o grande aumento do termo a partir de fevereiro deste ano.


“Vibe coding” descreve o ato de programar por intenção, não diretamente por linhas de código. Nesses casos, as pessoas utilizam ferramentas de IA e linguagem natural para gerar códigos.


“Crie um botão que, quando clicado, diga ‘boas-vindas'”. Em vez de buscar as sintaxes de código, a pessoa descreve o que ela quiser para um chatbot e ele retorna uma codificação completa na linguagem de programação desejada. A prática é vista como uma forma de popularizar a programação.


Termo foi inventado por ex-diretor de IA da Tesla. Andrej Karpathy descrevia a possibilidade de criar um novo aplicativo sem precisar “saber que o código existe”.


“A escolha de “vibe coding” como palavra do ano capta como a linguagem está evoluindo junto com a tecnologia. Ela sinaliza uma mudança no desenvolvimento de software, onde a IA está tornando a programação mais acessível”, afirma Alex Beecroft, diretor geral do dicionário Collins, em comunicado.


Outra palavras mencionadas na lista do dicionário Collins:


  • Biohacking – atividade de alterar processos do seu corpo numa tentativa de melhorar a saúde ou a longevidade

  • Clanker – palavra usada para expressar frustração ou desconfiança das pessoas com chatbots de IA e plataformas

  • Glaze – elogiar alguém excessivamente

  • Aura farming – termo usado pelo público gamer, que descreve o cultivo intencional de uma persona carismática, a arte de parecer descolado

  • Broligarchy – termo usado para descrever executivos de tecnologia que compareceram à posse de Trump no início do ano

  • Micro-retirement – uma pausa curta na carreira para realizar interesses pessoais

Conteúdo distribuído por Folhapress

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas