“Parede de Cinema” tem nova ação

O Cinebicudo, em Altamira, distrito de Nova União, recebe hoje, a partir das 17h, nova ação do projeto “Parede de Cinema”, de Karina Felipe. A obra é composta por uma instalação produzida com traçados feitos com palhas de banana, cestos de taquara, objetos antigos pertencentes à comunidade e fotografias dos moradores da região. O projeto “Parede de Cinema” tem como intenção encarar a parede de cinema como espaço expositivo e interagir com a comunidade local do vilarejo, criando intervenções artísticas em diferentes linguagens, trocas entre os saberes locais, culturais e ambientais. O Cinebicudo é um cinema localizado numa comunidade rural, entre as montanhas do Espinhaço, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Karina Felipe conta que as palhas de banana foram doadas pela cachaçaria Germana e oferecem diversos tipos de fibra para a elaboração da obra que está sendo realizada pela dona Narli, moradora de um assentamento na região. Os traçados serão aplicados na parede externa do Cinebicudo. “A intervenção artística do projeto é bem voltada para o artesanato local e, além do traçado feito com palhas de banana, a instalação vai contar com peças produzidas por artesãos locais como os cestos de taquara utilizados para armazenar alimentos nas viagens a cavalo pela serra feitos por antigos senhores da comunidade.
“Hoje, é difícil encontrar esses objetos e artesāos que ainda produzem, então a ideia é fazer um resgate com a intenção de valorizar este ofício. Além da instalação externa, dentro da sala de cinema será realizada a primeira mostra de fotografias antigas da comunidade. Estas fotografias foram cedidas pelos moradores, que enviaram fotos do que é mais importante para eles, seja sua família, um objeto ou uma morada antiga. Aí, também tem um viés de memória, valor e afeto, que será compartilhado. Eles serão os protagonistas da mostra”, relata.
Em julho de 2023, a artista visual, idealizadora e curadora do Cinebicudo, Karina Felipe, foi contemplada com o prêmio “Museu é o Mundo”, que tem como missão mapear, fomentar e viabilizar ações artísticas que propiciem desenvolvimento cultural e social a partir da potencialidade da arte e de seus efeitos multiplicadores, o que possibilitou a realização de duas ações realizadas pelo projeto “Parede de Cinema”.
A primeira ação do projeto, intitulada “Residencial Village do Bicudo”, foi realizada em outubro deste ano e contou com instalações de objetos e projeções de vídeos dentro da sala. A obra despertou no público uma sensibilidade sensorial e de valorizaçāo das aves locais. Para isso, a instalação foi composta por diversos objetospara serem habitados ou usados pelas aves locais como abrigos, poleiros, dormitórios, comedouros, bebedouros, comidas e água. Uma câmera de segurança filmou alguns registros dos pássaros nas instalações projetadas.
De forma geral, o projeto “Parede de Cinema” pretende criar instalações com propostas educativas que possam despertar no público uma sensibilidade sensorial e de valorizaçāo dos recursos naturais da região como flora, fauna e plantas medicinais locais; da própria cultura local como memória, valorização do trabalho da mulher no campo e rezas; e do fazer artístico, como pinturas, objetos, desenhos, entre outras linguagens.“A ideia é produzir uma ‘instalação mural’e fazer um convite aos moradores locais para interagirem e aproximarem-se da sétima arte e da arte contemporânea, linguagens pouco tradicionais na região”, explica Karina Felipe.
Ouça a rádio de Minas