Parque Municipal recebe Breve Festival; confira a programação

O Breve Festival estreia novo formato: um breve encontro no Parque Municipal de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.377, Centro), no sábado (2), a partir das 16h. A edição de verão já possui line-up confirmado: Criolo, Lamparina, Augusta Barna e Baile Room estarão presentes, uma seleção de artistas que representam o frescor da cena musical contemporânea mineira e nacional, com sonoridades quentes, no clima da estação.
“Este ano o Breve vem com novas propostas, entre elas este encontro para celebrar o verão, reunindo grandes artistas em um dos parques mais queridos pelos belohorizontinos. Para esta edição, estamos trazendo quatro nomes da cena contemporânea com uma pegada que tem tudo a ver com a estação”, comenta Guilherme Rabelo, um dos sócios da Box Bold Xperiences, responsável pelo evento.
Os ingressos estão disponíveis em neste site.
Oficina de publicação impressa
O Instituto Cervantes (rua Inconfidentes, 600, Funcionários), além de um espaço para aprender espanhol, realiza diversas atividades culturais durante o ano. No sábado (2), das 14h às 18h, a instituição promove mostra latino-americana de publicações independentes, além de oficina de impressão artesanal e fanzine. A jornada é aberta ao público, gratuita e não necessita de inscrição prévia.
A mostra contempla editoras do Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai e traz diversos formatos, como livros ilustrados, fotolivros, fanzines, obras de poesia, entre outros. No mesmo espaço, a oficina de impressão é conduzida pela colombiana Lina Ibáñez e a uruguaia Florencia Lastreto. As artistas são sócias na Fotolab Linaibah, uma editora e espaço de experimentações editoriais. No ateliê, os participantes poderão criar um fanzine a partir de duas técnicas gráficas de impressão artesanal: serigrafia e carimbo.
“Science Place”
Misturar o lúdico com o teórico é uma das fórmulas mais eficazes para transferir conhecimento, sobretudo aos jovens, ávidos por experiências mais palpáveis. E é com a mão na massa que eles poderão compreender os segredos da ciência em três apresentações gratuitas que acontecem no sábado (2) no Teatro Estação BH (avenida Cristiano Machado, 11.833, Vila Clóris). O grupo Ciência Em Show, que roda o Brasil levando conhecimento e diversão ao público, traz para Belo Horizonte o “Science Place”, uma área itinerante de experimentos que promete cumprir seu principal propósito: ensinar a ciência de maneira descomplicada e interativa.
Em três sessões, com início às 14h, 16h e 18h, os participantes terão a oportunidade de conferir fenômenos relacionados à eletricidade, mecânica, forças e muito mais. Ao todo, sete experimentos serão apresentados ao público, incluindo a “Bexiga Elétrica”, conhecido truque que atrai fios de cabelo pelo processo de indução eletrostática, “O Voo Das Marmitas”, onde materiais metálicos eletrizados induzem a separação de cargas promovendo força elétrica capaz de movê-los, “O Copo Que Não Cai”, que utiliza a força centrípeta para manter um recipiente com água mesmo girando-o de cabeça para baixo, dentre outras demonstrações.
“Arte Brasileira: a coleção do MAP”
A exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” chega a sua reta final apresentando uma coleção rara de cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto. As obras da mostra podem ser vistas até domingo (3) e passam pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos 20 e 21, com pinturas, fotografias, gravuras, instalações, vídeos, esculturas e desenhos.
Realizada através da parceria entre a Casa Fiat de Cultura e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, a mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). A entrada é gratuita.
Concerto com clássicos de Sinatra

A Orquestra Opus traz para Belo Horizonte concerto com clássicos de Frank Sinatra, uma das vozes mais marcantes da história da música. A apresentação vai contar com a participação do cantor Zé Rodrigo, especializado no repertório de Sinatra. Radicado nos Estados Unidos, Zé Rodrigo vem ao Brasil especialmente para se unir aos 25 músicos da Orquestra Opus neste espetáculo. O concerto será no sábado (2), às 20h30, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro).
Os ingressos custam a partir de R$ 45 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou através deste link. Frank Sinatra é conhecido por sua interpretação marcante de estilos que vão do jazz à bossa-nova e foi, para muitos, o maior cantor popular do século XX. No repertório, o público é convidado a relembrar sucessos como “My Way”, “Fly me to the moon”, “New York New York”, “I’ve got you under my skin”, “All of me” e “Night and Day”, entre tantos outros hits que ganharam arranjos exclusivos do maestro Leonardo Cunha.
Ouça a rádio de Minas