Almoço especial ‘Páscoa na Rua’ ainda precisa de doações; saiba como participar

Pelo quarto ano consecutivo, a ação voluntária “Comida que Abraça” prepara um domingo de Páscoa de afeto e solidariedade para aqueles que precisam. É a “Páscoa na Rua” – um almoço especial que será oferecido, a partir das 12h30 deste domingo (20), no Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, região do bairro Lagoinha, na capital mineira. E o projeto ainda precisa de apoio financeiro para o almoço especial.
De acordo com a idealizadora do projeto “Comida que Abraça”, Renata Camargo, a iniciativa visa plantar uma semente de renovação e esperança, tal qual propõe a data religiosa, na vida das comunidades atendidas: “O nosso objetivo é criar um ambiente que vai muito além da alimentação, mas também fale sobre cuidado, beleza e dignidade. O objetivo é que essas pessoas se sintam amparadas e experimentem o verdadeiro sentimento da Páscoa, renovando a coragem para seguir em frente em seus desafios”, explica.
O “Páscoa na Rua” vai acolher quem necessita, saciar a fome e receber amor. A previsão é que sejam entregues cerca de 1.150 refeições a pessoas em vulnerabilidade social – maior meta desde o início do projeto. No cardápio, o prato foi escolhido pelos próprios atendidos este ano: uma tradicional feijoada, preparada com carinho pela equipe de voluntários da cozinha do projeto.
Com o envolvimento de cerca de 40 voluntários, a ação movimentará, em média, R$ 40 mil em despesas como aluguéis de mesas e cadeiras, aquisição de talheres e produtos para o preparo das refeições. Empresas que queiram apoiar e também a sociedade civil podem arrecadar produtos de alimentação ou fazer doações via Pix. “Todos os anos, a gente tenta acolher um número de pessoas ainda maior com nossas ações. Mas isso só é possível por meio da rede de solidariedade que se expande entre as pessoas que se sensibilizam com a causa”, destaca a idealizadora.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Como fazer
Quem quiser ser voluntário e tem interesse em participar das ações do “Comida Que Abraça”, basta acessar o site do projeto e preencher o formulário de participação. Doações financeiras também para o “Páscoa na Rua” podem ser feitas via depósito bancário ou Pix, na conta que está no endereço eletrônico.
Para este ano, quem fizer parte da corrente do bem também poderá participar do sorteio de uma cesta de Páscoa exclusiva, recheada com produtos artesanais preparados na cozinha do projeto. A campanha, que visa divulgar a ação para um número de pessoas ainda maior, consiste em compartilhar o post oficial da campanha no Instagram @ComidaQueAbraça, marcando o perfil e convidando três amigos a também participar. O sorteio é válido para retiradas na sede do projeto, que fica na rua Marília, 87A – Renascença.
O projeto
O “Comida que Abraça” é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que nasceu durante a pandemia com o intuito de fornecer alimentação de qualidade para populações em situação de rua.
Mais de três anos após o início das atividades na cidade, a iniciativa já destinou mais de 400 mil refeições, com cerca de 100 marmitas entregues todos os dias em áreas de vulnerabilidade social na Capital. Trazendo a oferta de refeição como principal linha de trabalho, as ações do projeto buscam impactar positivamente na sociedade e já contam com mais de 40 voluntários fixos.
Ouça a rádio de Minas