Variedades

Passeios de catamarã na Lagoa da Pampulha começam neste sábado (27); veja horários e ingressos

Atividade gratuita começa neste sábado, integra projeto-piloto de três meses e terá ingressos distribuídos on-line
Passeios de catamarã na Lagoa da Pampulha começam neste sábado (27); veja horários e ingressos
Foto: Divulgação PBH

Os passeios turísticos na Lagoa da Pampulha começam neste sábado (27). A navegação ocorrerá em uma embarcação do tipo catamarã, com capacidade para 30 pessoas, apelidada de Capivarã, em homenagem à fauna local.

A atividade é gratuita, integra um projeto-piloto com duração de três meses e tem embarque no Centro de Atendimento ao Turista Veveco (CAT), localizado na avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 855, na Pampulha.

Horários e ingressos para os passeios

Neste sábado, os passeios ocorrem às 13h e às 14h, com 52 ingressos disponíveis, sendo 26 por horário. A retirada deve ser feita pela plataforma Sympla, a partir das 12h desta sexta-feira (26), com limite de dois convites por pessoa.

Já no domingo (28), serão oferecidos 78 ingressos, distribuídos em três horários: 10h, 13h e 15h, também com retirada pelo Sympla, a partir do mesmo horário.

Programação

Na próxima semana, não haverá passeio na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. A programação será retomada normalmente de sexta-feira (2) a domingo (4). A partir das semanas seguintes, os passeios ocorrerão sempre de quinta a domingo, nos horários de 10h, 13h e 15h, com retirada de ingressos pela internet a partir das 12h da terça-feira anterior. Cada CPF poderá retirar até quatro convites.

O percurso contempla todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e, durante a navegação, haverá apresentação de informações históricas, culturais e ambientais, feita por um guia que acompanhará o passeio.

Para evitar imprevistos e garantir a segurança dos visitantes, a Prefeitura recomenda que os participantes cheguem com 15 minutos de antecedência. Em caso de mau tempo, o passeio poderá ser cancelado, sem possibilidade de reaproveitamento do ingresso para outro dia ou horário.

Com o fim das férias escolares, a partir de fevereiro, os três passeios realizados às quintas-feiras serão destinados a alunos da rede pública municipal.

A retomada da navegação turística foi anunciada em maio pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, durante as comemorações dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. No último dia 13, a Prefeitura e a Marinha do Brasil assinaram um protocolo de intenções para cooperação técnica, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, com foco na fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa.

A embarcação

Segundo informado pela Prefeitura, o aluguel da embarcação utilizada nos passeios turísticos custará R$ 822 mil aos cofres da Prefeitura de Belo Horizonte para 90 dias de uso. O valor corresponde a uma diária de R$ 9.133,33. O contrato foi firmado entre a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), proprietário do catamarã. Embora o documento tenha sido assinado no último dia 12, o prazo de 90 dias passa a contar a partir do início efetivo da navegação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas