Paulo Haddad é eleito novo imortal da Academia Mineira de Letras; conheça sua obra

A Academia Mineira de Letras (AML) elegeu o economista, professor e ex-ministro Paulo Roberto Haddad como novo imortal. Na tarde dessa quarta-feira (28), Haddad foi escolhido para ocupar a cadeira de número 20. Na eleição ele concorreu com outros oito candidatos e recebeu 35 dos 36 votos possíveis.
A cadeira de número 20, fundada pelo poeta Franklin de Almeida Magalhães e tendo como patrono o professor Arthur Lobo, já foi ocupada por ilustres figuras como Emílio Guimarães de Moura, Wilson de Mello da Silva, Ariosvaldo de Campos Pires e, mais recentemente, pelo acadêmico Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, falecido em maio deste ano.
O presidente da Academia Mineira de Letras, Jacyntho Lins Brandão, saudou a eleição de Paulo Haddad.
“O professor Paulo Haddad tem uma vida repleta de realizações, seja como docente da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, seja como fundador e primeiro diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), além de secretário de Planejamento e da Fazenda de Minas Gerais e, enfim, ministro da Fazenda durante o governo de Itamar Franco”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Brandão ainda contextualiza que Haddad possui extensa obra publicada na forma de artigos e livros, e que sua eleição para a Academia, segundo ele, constitui tanto “uma homenagem por carreira tão profícua, quanto um galardão para a própria AML, por passar a ter em seus quadros um cidadão ilustre”.
O acadêmico Ângelo Oswaldo de Araújo Santos também relembrou a trajetória do recém-eleito imortal.
“Quando secretário de Planejamento de Minas Gerais, o futuro ministro Paulo Haddad conferiu aos temas da cultura uma atenção exemplar e evidenciou o seu impacto no campo econômico e na dinâmica social. É um estudioso da história mineira pelo viés econômico, na lição de Francisco Iglésias, e dará continuidade a esse foco que guiou a mirada de Hindemburgo Pereira Diniz”.
O ocupante da cadeira 1 da AML, Danilo Gomes, celebrou a chegada do novo integrante e diz acompanhar a trajetória cultural e política do mineiro Paulo Haddad, que também é economista, “homem de Estado” e escritor.
“Sua entrada para a nossa Academia Mineira de Letras enriquece a história da nossa Casa e nos honra a todos com sua presença como titular da cadeira nº 20. Seja bem-vindo, mestre Paulo Haddad”, saudou Gomes.
Conheça mais sobre o imortal Paulo Haddad
Paulo Roberto Haddad nasceu em 18 de julho de 1939, em Oliveira, na região Oeste de Minas Gerais. Economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG em 1962, especializou-se em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais, em Haia, na Holanda, entre 1965 e 1966.

Sua trajetória acadêmica inclui a fundação e direção do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR/UFMG) e a participação em diversas instituições e congressos científicos.
No setor público, Haddad desempenhou papéis importantes como secretário de Planejamento e Fazenda de Minas Gerais e como ministro da Fazenda durante o governo de Itamar Franco. Além disso, atuou como consultor para várias organizações, incluindo a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Banco Mundial.
Veja a lista de livros de Paulo Haddad
- Contabilidade Social e Economia Regional (Zahar Editores)
- Participação, Justiça Social e Planejamento (Zahar Editores)
- Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Editora Saraiva)
- Economia Peregrina (Editora BH Press)
- Economia de uma Sociedade Desigual (Editora BH Press)
- Desempregados e Desalentados: Até Quando?(Editora BH Press)
- Economia Ecológica e Ecologia Integral (Ed. e-galáxia)
- Uma Introdução a Economia do Século XXI (Ed. e-galáxia)
- O Colapso dos Ecossistemas no Brasil: Uma Perspectiva Histórica (Ed. e-galáxia)
- A Amazônia e as Ideologias Ambientalistas (Ed. E-Galáxia)
- Como as Regiões se Desenvolvem – Narrativas (Ed. e-Galáxia)
- Planejamento e Políticas Públicas no Brasil (Ed. e-Galáxia)
- Dez Crônicas sobre o Presente e o Futuro da Economia Brasileira (e-book Kindle)
Ouça a rádio de Minas