PBH consulta população sobre o reconhecimento do Carnaval como patrimônio cultural

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou, nesta sexta-feira (22), uma consulta pública on-line para que pessoas, grupos, coletivos e agentes culturais que atuam no Carnaval ajudem a fornecer informações sobre a festa popular em Minas Gerais. A ideia é ampliar a participação da sociedade no processo de reconhecimento da folia como patrimônio cultural mineiro.
Os interessados em participar deverão preencher o formulário disponível no site da PBH até dia 30 de setembro.
A pesquisa vai fornecer informações para elaboração do Inventário Cultural e do Dossiê de Registro do Carnaval de Belo Horizonte, etapas necessárias para o reconhecimento oficial da festa como patrimônio cultural. O questionário reúne perguntas abertas e de múltipla escolha e tem como objetivo mapear trajetórias, vínculos com a folia e percepções sobre essa manifestação.
A iniciativa foi definida a partir de sugestão feita por organizadores do Carnaval durante a primeira reunião pública sobre o tema, realizada em abril deste ano. Na ocasião, foram apresentados os objetivos do estudo, a metodologia e os principais pontos que irão compor o Inventário, que dará origem ao Dossiê de Registro a ser submetido ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH).
O Inventário busca levantar de forma detalhada os elementos que constituem o bem cultural, como trajetória histórica, mestres e mestras, grupos, coletivos, celebrações, saberes, formas de expressão e lugares de referência. Também são mapeadas as formas de reprodução e transmissão, além de fatores que representem riscos à continuidade da prática e ações necessárias à sua salvaguarda. A partir dessas informações, o CDPCM-BH decide sobre a concessão do título de Patrimônio Cultural.
Ouça a rádio de Minas