Variedades

PBH divulga resultado de edital para fomento à cultura; veja outros destaques

Publicação dos resultados finaliza a etapa de seleção do primeiro ciclo da Pnab em Belo Horizonte. Confira também outros destaques de Variedades
PBH divulga resultado de edital para fomento à cultura; veja outros destaques
Foto: Divulgação/PBH

A Secretaria Municipal de Cultura publicou no Diário Oficial do Município (DOM) a homologação do edital “BH Fomento” da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) 2024, em Belo Horizonte. Também foi publicada a homologação dos suplentes do edital “BH Premiação Agentes Culturais”. Os aprovados serão convocados a partir da semana que vem para formalizar o Termo de Execução Cultural.

A publicação destes dois resultados finaliza a etapa de seleção do primeiro ciclo da Pnab em Belo Horizonte. As informações e resultados de cada etapa dos editais da Pnab 2024 estão disponíveis no Portal da PBH. No total, 83 projetos foram aprovados, totalizando um investimento de cerca de R$6 milhões.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Krav Maga comemora 35 anos em Belo Horizonte

Para celebrar os 35 anos do início das atividades do Krav Maga – a única modalidade reconhecida como defesa pessoal e não competitiva – Belo Horizonte receberá a maior autoridade desta técnica de luta, Grão Mestre Kobi Lichtenstein nesta sexta-feira (6), em evento com entrada franca, às 19h, na Praça Poá, 36, no bairro da Garça, na região Nordeste da capital mineira.

Quem for participar, vai conferir demonstrações de Krav Maga, realizadas por instrutores e alunos, assim como um bate-papo com Grão Mestre Kobi sobre a história e filosofia da modalidade, assim como sobre sua chegada ao Brasil em 1990. 

Grão Mestre Kobi foi aluno direto do criador do Krav Maga, ImiLichtenfeld, e foi seu primeiro faixa-preta a sair de Israel com a missão de difundir a técnica pelo mundo. Chegou à América Latina, mais especificamente no Brasil, em 18 de janeiro de 1990, para apresentar a modalidade de defesa pessoal israelense a civis e militares.

Na práticca, o Krav Maga é um sistema de defesa pessoal de origem israelense, foi projetado para equipar indivíduos de todas as idades, tamanhos e capacidades físicas com as habilidades necessárias para se defenderem de agressões. Sua filosofia central reside na eficiência e na velocidade, empregando movimentos corporais instintivos para neutralizar ataques e escapar de cenários perigosos, com ou sem o uso de armas.

“Minha primeira dificuldade neste país foi ensinar as pessoas a falarem ‘Krav Maga’ “, brinca Grão Mestre Kobi. Mas ele explica: “inicialmente houve um choque cultural e levou um tempo até que os brasileiros entendessem a importância de saberem lidar com o medo para se defenderem de ameaças ou mesmo de ataques contra sua integridade”, conclui o Kobi.

Festival de Inverno em Mateus Leme

Neste sábado (7), o município de Mateus Leme, na Região Metropolitana de BH, será palco do 6º Festival de Inverno Casa de Cássia: 20 Anos da Casa de Cultura, evento que celebra duas décadas de atuação do centro cultural na valorização da arte e da cultura.

A programação será realizada das 14h às 22h, no Centro Comunitário de Mateus Leme (avenida Getúlio Vargas, 690, Concenza). A entrada é gratuita. O público poderá conferir apresentações musicais de artistas locais e convidados, exposições de artes visuais, comidas típicas e uma oficina dedicada à educação ambiental.

Governo de MG lança 40º Festivale

O Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha chega à sua 40ª edição reafirmando sua importância como um dos maiores símbolos de valorização e difusão da cultura popular em Minas Gerais. O evento será realizado de 27 de julho a 2 de agosto, em Diamantina, e teve sua edição histórica lançada na segunda-feira (2) pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje) e pela Prefeitura de Diamantina.

Festivale
Foto: Leo Bicalho / Secult-MG

A cerimônia de apresentação aconteceu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e foi conduzida pelo poeta e apresentador Gonzaga Medeiros com apresentação do coral da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). A programação, gratuita e diversa, será disponibilizada no perfil da Fecaje no Instagram.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas