Prefeitura de BH inicia reforma dos postes históricos do viaduto Santa Tereza

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deu início aos trabalhos de restauração dos postes localizados no viaduto Santa Tereza, um dos principais marcos arquitetônicos da Capital. No total, 37 postes e 74 luminárias em estilo republicano compõem a identidade visual da estrutura, projetados por Emílio Baumgart em 1929.
A última reforma no sistema de iluminação do viaduto foi realizada em 2019 e a previsão é de que as intervenções sejam concluídas em até 80 dias. A restauração, prevista nas obrigações contratuais da PPP da Iluminação Pública, é executada pela BHIP, com supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

As intervenções têm um cronograma que prevê três etapas:
- a desmontagem, que ocorre em dois dias;
- a restauração e a cura do material, que leva cerca de uma semana;
- por fim, a remontagem no viaduto, prevista para a semana seguinte.
O trabalho foi iniciado com a retirada dos primeiros oito postes, que fazem parte do conjunto original do viaduto. O cronograma prevê a restauração de cinco a oito postes por semana.
“Restaurar esses postes é cuidar da memória coletiva, mas também garantir que a população tenha uma iluminação eficiente e segura. É um trabalho que une respeito ao passado com compromisso com o presente, e isso nos enche de orgulho”, afirma o diretor de Energia, Tecnologia, Concessionárias e Iluminação Pública da Sudecap, José Luiz e Silva.
Ouça a rádio de Minas