PBH lança edital para Praça da Estação; veja o que está previsto

Reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais no território da Zona Cultural Praça da Estação, em BH. Esses são alguns dos objetivos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou o Edital Zona Cultural Praça da Estação 2025. Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, prevê a aplicação de R$575 mil em projetos de diversas áreas culturais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro, exclusivamente por meio da plataforma Mapa Cultural BH. O edital completo, bem como os formulários necessários e o link direto para a página de inscrição, podem ser acessados no Portal da PBH.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Exposição retrata benzedeiras
O Centro de Arte Popular (rua Gonçalves Dias, 1.608 – Lourdes) apresenta a exposição “Guardiãs das palavras benditas – benzedeiras do Jequitinhonha”, dos artistas Aline Gomez Ruas e Lori Figueiró. A exposição reúne cerca de 60 obras, entre fotografias bordadas, estandartes e aquarelas, resultado do projeto “Guardiãs das Palavras Benditas”.

O trabalho é uma homenagem às benzedeiras do Vale do Jequitinhonha, mulheres que, com suas orações, saberes de cura e relação com a natureza, mantêm vivos conhecimentos ancestrais transmitidos de geração em geração. A visitação é gratuita e vai até 23 de novembro.
Mostra Panorama Brasil no Cine Santa Tereza
O Cine Santa Tereza promove de 1º a 26 de outubro a “Mostra Panorama Brasil”, reunindo dez produções brasileiras que evidenciam a riqueza temática e estética da cinematografia, trazendo mais diversidade para as telas. As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria, a partir de 30 minutos antes do início dos filmes.
A programação completa do Cine Santa Tereza também pode ser consultada no Portal Belo Horizonte. A sessão de abertura nesta quarta-feira (1º), às 19h, traz “O Homem Cordial” , de 2019, drama que aborda o choque entre fama, política e violência a partir da trajetória de um astro do rock.
Ouça a rádio de Minas