PBH lança licitação de R$ 110 milhões para implantação do Parque Ciliar do Ribeirão do Onça

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um edital de licitação para contratar as obras e serviços de implantação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão do Onça, na região Norte da Capital. Considerado uma obra especial de engenharia, o projeto tem como objetivo recuperar ambientalmente as margens do ribeirão e promover a integração urbana e social das comunidades do entorno.
Com investimento estimado em cerca de R$ 110 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e do Programa Saneamento, o empreendimento inclui intervenções em drenagem, lazer, esporte, mobilidade e paisagismo.
A licitação será realizada na modalidade concorrência eletrônica, com julgamento por técnica e preço. As propostas poderão ser enviadas até 12 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo Portal de Compras do Estado de Minas Gerais. O edital e outras informações estão disponíveis no Portal da PBH.
O Parque Ciliar abrangerá 5,4 quilômetros de extensão, entre a cachoeira próxima à UPA Regional Norte e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, passando pelos bairros Belmonte, Aarão Reis e Ribeiro de Abreu. A referência principal é a rua Antônio de Abreu.
Entre as ações previstas estão:
- o rebaixamento de trecho da calha do Ribeirão do Onça,
- a implantação de 18 áreas de lazer e convivência ecológica,
- três pontes e cinco passarelas,
- e a criação de áreas reflorestadas, hortas urbanas e sistemas agroflorestais.
O projeto também prevê ciclovias, passeios, pavimentação, sinalização, iluminação pública, irrigação e acessibilidade universal, sob supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
A principal obra hidráulica será a escavação em rocha de cerca de 1,6 km do leito do ribeirão, com rebaixamento médio de quatro metros, o que deve ampliar a capacidade de escoamento e reduzir o risco de inundações. O trabalho será realizado por escavação mecanizada, compatível com o relevo local.
As áreas de lazer foram planejadas para atender às necessidades das comunidades vizinhas, com playgrounds, praças, quadras esportivas, pistas de skate, academias ao ar livre, quiosques, pomares e viveiros de mudas. Também estão previstos espaços para educação ambiental, atividades culturais e mirantes.
Entre os locais que receberão intervenções estão:
- o Mirante da Cachoeira,
- a Ponte Dom Aquino,
- a Praça de Skate da rua Antônio Ribeiro de Abreu,
- a Área de Esportes do Quilombo de Mangueiras
- e o Mirante da Serra Mantiqueira, entre outros.
As pontes e passarelas previstas garantirão a conectividade entre as margens do ribeirão, favorecendo a mobilidade de pedestres e ciclistas. As estruturas serão executadas em concreto armado, com pórticos de apoio e lajes moldadas in loco, nos seguintes pontos: Ponte Dom Aquino, Ponte São Judas Tadeu e Ponte Serra Geral.
Função ambiental
Mais do que um equipamento urbano, o Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão do Onça terá função ambiental estratégica, ao proteger e recuperar as margens do curso d’água e reduzir o caráter de barreira representado pelo ribeirão. O projeto busca reaproximar os bairros, fortalecer os vínculos comunitários e promover o uso sustentável do espaço público.
(Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas