Variedades

PBH apresenta projeto Move Amazonas em audiência pública neste sábado (18)

Encontro no Cefet-MG discutirá requalificação do transporte coletivo na avenida Amazonas e regiões próximas; projeto prevê obras em 39,7 km de vias
PBH apresenta projeto Move Amazonas em audiência pública neste sábado (18)
Foto: Arquivo/Diário do Comércio/Alessandro Carvalho

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove neste sábado (18), das 8h30 às 14h30, uma audiência pública para apresentar à população o projeto Move Amazonas, voltado à requalificação do transporte coletivo na avenida Amazonas e regiões próximas.

O encontro será realizado no auditório do Cefet-MG, localizado na Avenida Amazonas, 5.253, bairro Nova Suíssa, com capacidade para 230 pessoas. A participação é aberta à comunidade, mediante inscrição prévia até as 14h desta sexta-feira (17).

O evento tem como objetivo garantir transparência e participação popular nas decisões sobre mobilidade urbana. De acordo com a Prefeitura, a audiência reforça o compromisso da gestão com uma administração democrática, baseada no diálogo e na escuta da sociedade.

“Ouvir a população é essencial — as pessoas que passam pelo local, que moram próximo, bem como todos os belo-horizontinos, considerando a importância desta avenida. Os benefícios também serão sentidos por quem mora em cidades da Região Metropolitana, especialmente Contagem e Betim, com expectativa de redução do tempo das viagens e reorganização do transporte por ônibus”, afirma o superintendente da Sumob, Rafael Murta.

“Ouvir a população é essencial, as pessoas que passam pelo local, que moram próximo, bem como todos os belo-horizontinos, considerando a importância desta avenida. Os benefícios também serão sentidos por quem mora em cidades da região metropolitana, especialmente Contagem e Betim, com expectativa de redução dos tempos das viagens, reorganizando o transporte por ônibus”, afirma o superintendente da Sumob, Rafael Murta.

Programação

A audiência contará com representantes da PBH, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Câmara Municipal, do Cefet-MG e do Consórcio Oficina-ITDP-PITMEN-GPA&A, responsável pelos estudos técnicos.

A programação inclui:

  • Apresentação da concepção do projeto, com histórico, objetivos e benefícios;
  • Exposição das premissas de desenvolvimento do Move e dos principais pontos de atenção identificados no diagnóstico preliminar;
  • Formação de grupos temáticos para debater temas como transporte público coletivo, integração modal, acessibilidade, mobilidade e gênero, e caminhabilidade.

Um dos maiores investimentos em mobilidade da capital

Integrante do Programa Mobilidade e Inclusão Urbana da PBH, o Move Amazonas é considerado um dos maiores investimentos recentes em mobilidade de Belo Horizonte. O projeto, que deve entrar em operação em 2030, está em fase de desenvolvimento e prevê intervenções estruturais e urbanísticas ao longo de 39,7 quilômetros de vias.

Desse total, 8,64 quilômetros — nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel — receberão solução em Bus Rapid Transit (BRT). Outras áreas terão obras de acesso e “Bolsões de Caminhabilidade”, espaços com melhorias paisagísticas e de acessibilidade para quem se desloca a pé.

Entre os principais objetivos do projeto estão:

  • Priorizar o transporte coletivo no sistema viário;
  • Aumentar a velocidade operacional dos ônibus e reduzir o tempo de viagem;
  • Melhorar a integração entre diferentes modais;
  • Oferecer mais conforto e segurança nos pontos de embarque e desembarque;
  • Ampliar a caminhabilidade e a acessibilidade;
  • Otimizar a operação do sistema, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Financiado pelo Banco Mundial (Bird), o Move Amazonas é desenvolvido pelo Consórcio Oficina-ITDP-PITMEN-GPA&A, contratado pela PBH em março de 2025, com prazo de execução de 26 meses.

Com informações da PBH

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas