Variedades

PBH vai colher sugestões da população para uso do Aeroporto Carlos Prates

Propostas serão apresentadas a uma comissão formada por representantes da Prefeitura e do governo federal
PBH vai colher sugestões da população para uso do Aeroporto Carlos Prates
Crédito: Aeroin / Divulgação

A população de Belo Horizonte vai poder opinar sobre o uso do antigo Aeroporto Carlos Prates. A prefeitura da Capital (PBH) vai realizar um seminário aberto ao público nos dias 9 e 11 de maio para discutir os planos de ocupação no espaço, que será transformado em um bairro.

O debate vai resultar em uma Carta de Intenções com as ideias e sugestões de uso dos participantes, e será apresentada a uma comissão formada por representantes da PBH e do governo federal, que detém a área.

Vale lembrar que no dia 8 de fevereiro deste ano, ocasião da primeira visita do presidente Lula a Minas Gerais, foi assinado um contrato entre os entes para a cessão gratuita de parte do terreno à PBH.

Para participar do seminário “Antigo Aeroporto Carlos Prates: ocupação e usos no novo bairro” é preciso se inscrever no site da Prefeitura até o dia 6 de maio. Os participantes poderão escolher um dos cinco grupos temáticos para trocar informações e ideias especificamente sobre o tema escolhido.

Os grupos são:

  • Meio ambiente, espaços públicos e qualidade de vida urbana
  • Habitação e serviços públicos cotidianos
  • Desenvolvimento econômico
  • Mobilidade e integração urbana
  • Lazer, cultura e potencial turístico

O Aeroporto Carlos Prates, que tem cerca de 500 mil metros quadrados, foi fechado em abril do ano passado, e várias possibilidades de ocupação e uso já foram levantadas. A ideia é que o espaço se torne um grande bairro, com unidades de saúde e educação, moradias populares e áreas de lazer.

Obras no parque do aeroporto já começaram

As obras no Parque Maria do Socorro Moreira, localizado em uma área de cerca de 100 mil metros quadrados no terreno onde funcionava o aeroporto, já começaram a ser executadas pela Prefeitura.

No início de março deste ano, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, abriu as obras de revitalização e disse que toda a área do parque deve ser revitalizada até o fim deste ano.

A reforma demanda um investimento de cerca de R$ 2 milhões e inclui a recuperação dos equipamentos esportivos como quadras, praça de skate e área de convivência, plantio de árvores, instalação de bebedores, implantação de jardins e pontos de irrigação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas