Variedades

Pela primeira vez em BH, Virada Sustentável quer ressignificar espaço público

Evento é o maior festival de sustentabilidade da América Latina
Pela primeira vez em BH, Virada Sustentável quer ressignificar espaço público
Atração cultural como “Elefanteatro” vai para o Viaduto Santa Tereza | Crédito: Divulgação Dudu Macedo

Pela primeira vez, Belo Horizonte recebe o maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável, que começou na quarta-feira (7) e vai até domingo (11). Em 2025, a cidade ganha uma ocupação artística e cultural ligada aos temas da sustentabilidade, com programação 100% gratuita e ressignificando a forma como o espaço público é usado.

Reconhecido por integrar arte, cultura, educação e engajamento social na promoção do desenvolvimento sustentável, o evento já realizou 50 edições desde 2011 em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Porto Alegre e Manaus, entre outras. Em suas edições, a Virada tem mapeado e fomentado as diferentes redes de impacto socioambiental, fortalecendo a atuação de atores da sociedade civil, setor público e setor privado nos territórios por onde passa.

Realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a programação do festival inclui temas como mudanças climáticas, biodiversidade, economia circular, consumo e produção responsáveis, segurança alimentar, entre outros. Esses princípios norteiam as iniciativas do festival, conectando diferentes setores da sociedade para a construção de um futuro mais sustentável.

“O objetivo principal é apresentar esses temas para a população de maneira criativa, atraente e propositiva, mapeando e conectando atores e temas locais, resultando numa programação única em cada cidade por onde passa”, explica o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano.

Espaços públicos

As atividades vão ser realizadas em espaços públicos, culturais e de educação. A programação multilinguagem contempla artes cênicas, música, artes visuais, fóruns, debates, passeios ciclísticos, feira de produtos sustentáveis, etc. Cada uma dessas atividades vai promover um espaço de encontro e reflexão, no qual a sustentabilidade é o fio condutor das discussões e ações.

Entre os locais que serão ocupados pela Virada Sustentável estão, entre outros: rua Sapucaí, Palácio das Artes, Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, Teatro Espanca, Praça Sete, Casa Sapucaí, Casa Bankoo e Cine Theatro Brasil. Cada local ganha uma identidade própria dentro da proposta do festival – seja como palco de shows e espetáculos, como fórum de debates ou espaço de experimentações estéticas, feiras sustentáveis e oficinas formativas.

Nomes como Zeca Veloso, Tiê e Adriana Araújo estão na programação, além de parcerias com projetos da cidade como Festa da Luz, Tranquilo, CorridasBH, Calma Clima, Cura, Lá da Favelinha, entre outros.
A edição BH da Virada Sustentável está unindo coletivos, artistas, pensadores e organizações sociais que já atuam em seus territórios e propõe conexões entre cultura, meio ambiente, bem-estar e justiça social. O projeto já movimentou milhões de pessoas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Porto Alegre e Manaus.

A Virada Sustentável Belo Horizonte acontece via Lei Federal e Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Cemig. A extensa programação é toda gratuita e pode ser conferida no site oficial e pelo Instagram: @viradasustentavelbh

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas