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Plataforma da FCS já tem mais de 150 filmes

A plataforma de streaming CineHumbertoMauroMAIS oferce uma gama de opções, entre longas-metragens de diversas épocas, países e movimentos cinematográficos
Plataforma da FCS já tem mais de 150 filmes
Crédito: Fritz Lang

O Cine Humberto Mauro, sob o comando da Fundação Clóvis Salgado (FCS), é a principal sala de cinema público e Minas Gerais. Com mais de 40 anos de atuação, apresenta uma programação arrojada, que concilia retrospectivas clássicas do cinema nacional e mundial à efervescência da produção contemporânea. Ao longo de sua história, a sala foi palco de eventos e exibições memoráveis, com mostras temáticas e homenagens a grandes cineastas como Alfred Hitchcock, Howard Hawks, Ida Lupino, Frank Capra, Stanley Kubrick, Yasujiro Ozu, Humberto Mauro e André Novais Oliveira, entre tantos outros.

Para além da histórica localização presencial, o Cine Humberto Mauro também conta com um espaço virtual totalmente gratuito, a plataforma de streaming CineHumbertoMauroMAIS, criada em 2020 e que desde então vem ampliando o acervo de filmes e as ações de formação, tornando-se um ponto de encontro, acesso e descentralização de uma das programações de cinema mais elogiadas do País.

O gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado e coordenador de Programação e Curadoria da plataforma CineHumbertoMauroMAIS, Vitor Miranda, ressalta a boa receptividade que o streaming tem tido. “A plataforma foi desenvolvida durante a pandemia e eu acho que no pós-pandemia temos uma reflexão muito importante para nós sobre como ela foi relevante para atingir outros públicos que não podem estar aqui presencialmente no Cine Humberto Mauro. Temos grandes números da plataforma e um retorno muito interessante do conteúdo que é exibido lá”. De outubro de 2020 (primeiro mês em atividade) a dezembro de 2023, o CineHumbertoMauroMAIS foi acessado mais de 65 mil vezes, alcançando cerca de 200 mil pessoas no mesmo período.

A plataforma chega em 2024 com mais de 150 filmes, entre longas-metragens de diversas épocas, países e movimentos cinematográficos. “Uma novidade para o ano de 2024 é que estamos pensando uma mostra de curtas-metragens experimentais para ser exibida exclusivamente on-line. Além disso, nossa mostra sobre o Ozu, que integrou a programação especial de fim de ano, deve continuar no ambiente virtual por um tempo, inclusive com a adição de novos filmes em janeiro. Então o público que não conseguiu estar aqui presencialmente e que não mora em Belo Horizonte pode ter acesso a esse conteúdo privilegiado”, ressalta Miranda.

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Expressionismo alemão

Clássicos hollywoodianos como “O Homem Invisível” (1933), de James Whale, “Rebecca – A Mulher Inesquecível” (1940), de Alfred Hitchcock, “Jejum de Amor”(1940), dirigido por Howard Hawks, “A Felicidade Não se Compra” (1946), realizado por Frank Capra, e “Medo e Desejo” (1953), de Stanley Kubrick, estão ao lado de obras seminais do movimento expressionista alemão, a exemplo de “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), dirigido por Robert Wiene, e “Metrópolis” (foto), de 1927, dirigido por Fritz Lang. Trabalhos aclamados do diretor japonês Yasujiro Ozu, como “Filho Único” (1936), “Pai e Filha” (1949) e “O Sabor do Chá Verde sobre o Arroz” (1952) convivem com obra de gênero, caso do filme noir “O Mundo Odeia-me” (1953), de Ida Lupino, e do marco do terror “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), dirigido por George A. Romero.

O cinema brasileiro também marca presença no CineHumbertoMauroMAIS, com curtas-metragens mineiros prestigiados da última década, como “Rapsódia para o Homem Negro” (2014), de Gabriel Martins, e “Quintal” (2014), de André Novais Oliveira, este último um dos filmes mais assistidos na plataforma. O streaming traz ainda uma especial dedicado a Humberto Mauro, cineasta cujo nome intitula a sala de cinema do Palácio das Artes e cujos filmes são exemplares pioneiros do cinema nacional.

Dele, estão em cartaz obras como “Brasa Dormida” (1928), “Sangue Mineiro” (1930), “Ganga Bruta” (1933) e diversos outros longas e curtas-metragens clássicos das primeiras décadas do cinema mineiro.

A plataforma CineHumbertoMauroMAIS também caminha em paralelo e incorpora a programação da sala presencial. É o caso das mostras “De Volta para o Futuro” e “A Rotina tem seu Encanto – 120 Anos de Ozu”, exibidas em 2023, “De Corpo e Alma”, em 2022, e “Cults do Terror”, que aconteceu virtualmente em 2021, durante o período de distanciamento social. Recortes da curadoria destas mostras podem ser assistidos no streaming da Fundação Clóvis Salgado.

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