Por que dia 8 de dezembro é feriado em Belo Horizonte?
Belo Horizonte se prepara para mais um feriado no dia 8 de dezembro. A data é dedicada à Nossa Senhora da Conceição. A data, no entanto, ainda causa dúvidas entre os moradores uma vez que a santa não é a padroeira da capital mineira. Mesmo assim, o dia segue como feriado municipal e o motivo está em uma herança histórica que antecede a própria fundação da cidade.
Antes de se tornar Belo Horizonte, o território era conhecido como Curral Del Rey, arraial subordinado à Igreja Matriz de Sabará. Como Sabará já celebrava a Imaculada Conceição e considerava o 8 de dezembro um dia de descanso, o costume atravessou o tempo e continua valendo mesmo após a criação da nova capital de Minas Gerais, em 1897. Assim, o feriado permaneceu como parte da cultura local.
Várias capitais brasileiras adotam o feriado de 8 de dezembro por tradição ou devoção religiosa. Entre elas estão:
- Aracaju (SE)
- Belém (PA)
- Boa Vista (RR)
- Cuiabá (MT)
- João Pessoa (PB)
- Macapá (AP)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Recife (PE)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- Teresina (PI)
Em 2025, o feriado cai em uma segunda-feira, o que oferece aos moradores um fim de semana estendido. Porém, o descanso não vale automaticamente para toda a Região Metropolitana.
Municípios como Contagem, Betim, Nova Lima e Ribeirão das Neves não adotam o 8 de dezembro como feriado. Nessas localidades, cabe às prefeituras definirem se o dia será ou não ponto facultativo.
A proximidade do 8 de dezembro com outras celebrações do calendário de BH contribui para a confusão entre os moradores. Em 15 de agosto, a cidade homenageia Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte e figura oficialmente reconhecida pelo município. Já em 12 de dezembro, a capital mineira celebra aniversário de fundação e, no entanto, a data não é feriado.
Ouça a rádio de Minas