Variedades

Prédio Rainha da Sucata volta renovado ao Circuito Liberdade

Espaço passa a ser um marco na capacitação através da música
Prédio Rainha da Sucata volta renovado ao Circuito Liberdade
Prédio da Praça da Liberdade ficou conhecido pelo público como Rainha da Sucata; espaço passa a ser sede do Programa de Formação Continuada Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG | Crédito: Divulgação Juarez Rodrigues

O conhecido prédio na Praça da Liberdade, o famoso Rainha da Sucata, está de cara nova e transformou-se em um presente para o Circuito Liberdade. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, na sexta-feira (21), a nova sede do Programa de Formação Continuada Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil no prédio. O espaço passa a ser um marco na capacitação através da música, promovendo a inclusão e desenvolvimento social em ambiente cultural.

Com o concerto de estreia da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Rainha da Sucata volta às atividades como equipamento cultural do Circuito Liberdade, o maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina. Agora, sob a gestão do TJMG, sediando os corpos artísticos, o equipamento entra em nova fase de produção cultural, associada à ação social que caracteriza o projeto.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, que é gestora do Circuito Liberdade, Sérgio Rodrigo Reis, vê na inauguração desta etapa uma novidade também para o complexo, reforçando seus objetivos. “Termos o TJMG gerindo o Rainha da Sucata, com mais uma orquestra e mais um coral integrados ao Circuito Liberdade, tem significados múltiplos: reativar um patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte, promover cultura e adensar as ações da rede de equipamentos. Nos orgulhamos muito dessa parceria e estamos ansiosos para esta e para as novas atrações”, celebra.

Divisor de águas

Segundo o coordenador da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, é um marco fundamental para a cultura e educação em Minas, já que, embora funcionasse em espaços pequenos e com infraestrutura limitada por anos, o Programa de Formação Continuada sempre apresentou resultados expressivos, cumprindo os objetivos para os quais foi criado.

“A despeito das dificuldades, esse trabalho provou que a música tem o poder de transformar vidas, oferecendo a jovens em situação de vulnerabilidade social uma oportunidade de crescimento e superação. Com a nova sede, os alunos contarão com um ambiente mais adequado e acolhedor, ampliando suas possibilidades de formação e aperfeiçoamento musical”, enfatiza.

De acordo com a maestrina e coordenadora pedagógica da Orquestra Jovem e do Coral, Luciene Villani, o projeto já colheu frutos e tem impactado diretamente centenas de crianças e adolescentes, formando músicos profissionais, professores e cidadãos preparados para novos desafios. “A recente aprovação de cinco alunos no vestibular de Música da UFMG é uma prova concreta do sucesso da iniciativa”, comemora.

Orquestra Jovem do TJMG
Orquestra Jovem do TJMG vem formando centenas de crianças e adolescentes ao longo dos anos | Crédito: Divulgação Juarez Rodrigues

A localização privilegiada na Praça da Liberdade abre perspectivas inéditas e vai ampliar a visibilidade do programa e proporcionar apresentações abertas ao público, eventos institucionais e um contato ainda mais direto com a sociedade. “O TJMG reafirma, assim, seu compromisso com a transformação social, investindo na cultura como um instrumento poderoso de inclusão e formação cidadã”, destaca o desembargador Wagner Wilson.

A maestrina concorda. “A inauguração desta sede é um novo capítulo na história da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, que seguem sua missão de levar música, educação e esperança a crianças e adolescentes. Com a força da arte e a dedicação de todos os envolvidos, este é apenas o começo de uma trajetória ainda mais promissora”, conclui. (Com informações da FCS)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas