Variedades

Prefeitura de Belo Horizonte abre escola no Carnaval para filhos de catadoras e ambulantes

Projeto-piloto oferece 150 vagas para crianças de 4 a 11 anos durante o período de 14 a 17 de fevereiro, na região Centro-Sul
Prefeitura de Belo Horizonte abre escola no Carnaval para filhos de catadoras e ambulantes
Foto: Divulgação / PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte vai implementar no Carnaval de 2026 o projeto-piloto “Escola no Carnaval: onde o cuidado faz a festa”, voltado ao atendimento dos filhos de catadoras de materiais recicláveis e de vendedoras ambulantes que atuarão durante a folia na capital mineira. A iniciativa é voltada para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com renda mensal de até um salário mínimo.

Conforme informações do executivo municipal, a estrutura será destinada a crianças de 4 a 11 anos, filhas de mulheres que vão trabalhar entre os dias 14 e 17 de fevereiro, principalmente na região Centro-Sul. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas, com funcionamento das 8h às 17h, no Centro de Educação das Infâncias Imaculada Conceição (CEI Imaculada), localizado no bairro de Lourdes. Caso a demanda supere o número de vagas, a seleção será feita por sorteio.

Durante o período de atendimento, as crianças participarão de atividades recreativas e receberão quatro refeições por dia. O projeto tem caráter experimental e busca garantir um espaço seguro de cuidado, convivência e alimentação enquanto as mães exercem suas atividades profissionais durante o Carnaval.

Inscrições

As inscrições das famílias de catadoras de materiais recicláveis estão sendo realizadas pela Superintendência de Limpeza Urbana. Na terça-feira (27), o Reciclabelô inicia o cadastro de catadoras independentes interessadas em atuar no Carnaval e, durante o processo, aquelas que desejarem atendimento para os filhos serão encaminhadas à SLU para inscrição no projeto.

No caso das ambulantes, a Belotur fará a inscrição dos filhos das trabalhadoras interessadas no momento da retirada das credenciais, a partir de segunda-feira (26), no Expominas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas