Prefeitura realiza “Mostra Artística-cultural”

Para marcar o encerramento do 1º Fórum Municipal dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá, na próxima sexta-feira (20), a “Teia – Mostra Artística-cultural dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte”, com uma série de apresentações de música e dança de grupos que integram pontos de cultura da cidade. O evento acontece no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a partir das 14h, e é aberto ao público geral, com entrada gratuita.
O 1º Fórum Municipal dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte integra o Programa Cultura Viva, que tem como objetivo valorizar as ações realizadas pelos Pontos de Cultura de Belo Horizonte, reconhecendo a importância dessas manifestações nos territórios da cidade.
A Mostra Artística-cultural terá início com um cortejo da Folia de Reis, partindo da portaria da Andradas até chegar em frente ao palco, no largo do Teatro Francisco Nunes. Na sequência, a Associação Cultural São Miguel Arcanjo apresenta o grupo Tambores da Resistência, com um show musical de valorização da cultura afro-brasileira, que mescla músicas tradicionais yorubás com composições da MPB. O Ponto de Cultura Casarão das Artes Negras traz o Canjerê no Ponto, com uma apresentação musical alternando samba e toques de capoeira.
A Associação de Resistência Cultural da Comunidade Quilombola Manzo Ngunzo kaiango apresenta o grupo Samba Kilombu, que reúne música, canto e dança afro- brasileira. Já o ponto de cultura Lá da Favelinha apresenta “Engolir Seco”, uma performance que trata das atuais lutas da juventude negra brasileira, através da corporeidade e linguagem do funk. O ponto de cultura Seu Vizinho, por sua vez, traz a performance musical “Seu Vizinho, Todo Mundo Junto e Aglomerado”. Fechando as apresentações, o SÔ Uai traz uma performance musical com o grupo Tiocapone – Show Rock de Preto. Todas as apresentações artísticas foram selecionadas por meio de edital de chamamento público.
Fórum
O 1° Fórum da Rede de Pontos de Cultura acontece a partir de hoje e até sexta-feira (20) no Teatro Francisco Nunes e marca a consolidação da Política de Cultura Viva em Belo Horizonte, instituída por meio da Lei 11.561, em agosto de 2023. Trata-se de um momento importante de reflexão e debates sobre os rumos das políticas culturais de base comunitária na cidade e suas relações com a educação, promoção da acessibilidade e dos direitos culturais. O evento é fechado aos membros inscritos previamente pelos pontos de cultura da cidade.
No Fórum, serão eleitos os membros da Comissão Municipal de Pontos de Cultura, instância autônoma e permanente de representação da Rede de Pontos de Cultura de Belo Horizonte, responsável pela identificação de demandas e de propostas e pelo diálogo com os órgãos governamentais.
A Política Municipal de Cultura Viva, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, se dá em consonância com as políticas Nacional e Estadual Cultura Viva. Tem por objetivo reconhecer, apoiar e fomentar grupos e agentes culturais que já desenvolvem atividades de promoção do acesso aos bens e serviços culturais nos territórios da cidade, para que possam potencializar suas ações e, assim, ampliar o atendimento à população. Concebido em 2004, o Cultura Viva tornou-se a principal política pública voltada ao exercício da cidadania cultural e à garantia dos direitos culturais no Brasil, sendo referência internacional.
Ouça a rádio de Minas