Variedades

Prêmio Cumbucca de gastronomia segue a todo vapor com votação popular

Votações seguem até o próximo dia 15 de novembro no site
Prêmio Cumbucca de gastronomia segue a todo vapor com votação popular
Em 2023, por exemplo, Café Palhares ganhou prêmio de Melhor PF | Crédito: Divulgação Leo Lara

Criado em 2023 a partir da iniciativa e dos esforços do empresário e produtor cultural Marcelo Wanderley, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia já demonstrou sua força e representatividade logo na primeira edição. O prêmio foi criado com o objetivo de valorizar e reconhecer as melhores iniciativas, estabelecimentos e profissionais que se destacam no cenário gastronômico de Belo Horizonte e Minas Gerais. Desta forma, a ação contribui de inúmeras formas, alavancando o mercado, impulsionando negócios do segmento, atraindo turismo, além de atrair investimentos e reconhecendo talentos que se dedicam diariamente ao ofício.

A premiação também funciona como um incentivo, estimulando toda a cadeia local e regional, contribuindo para exaltar a nossa cultura e identidade. O Prêmio Cumbucca é também uma oportunidade para acompanhar os desdobramentos deste mercado cada vez mais inventivo e dinâmico, lançando olhares sobre o diálogo entre tradição e a inovação.

Prêmio Cumbucca
1ª edição do Prêmio Cumbucca foi realizada no ano passado | Crédito: Divulgação BS Fotografias

A 2ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia irá celebrar os destaques do ano no segmento, avaliando ao todo 50 categorias, dentro de um vasto e rico universo formado por mais de 700 concorrentes entre restaurantes, bares, cafeterias, padarias, etc e pessoas do mundo da gastronomia. Prezando pela diversidade e inclusão, as categorias avaliadas foram distribuídas em sete grupos distintos, possibilitando a realização de uma premiação ampla, que considera o reconhecimento das mais variadas formas de apreciação das criações e expressões da cozinha no Estado.

A escolha dos vencedores envolve a participação de um júri especializado, além do público, por meio de votação popular. O time de jurados é formado por 30 convidados de diferentes áreas de atuação, e inclui jornalistas, artistas, produtores de conteúdo, formadores de opinião, além de personalidades e referências do meio gastronômico. A identidade de cada um deles será divulgada somente na cerimônia de premiação, que será no dia 5 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

As votações populares seguem até o próximo dia 15 de novembro no site. Não é preciso votar em todas as categorias.

Somente duas categorias é que não há voto popular. São elas: “Escolha da Curadoria”, reunindo as categorias Cozinha Mineira Patrimônio -Edição Queijo Minas Artesanal, Cidade Gastronômica – Edição Queijos Mineiros, Prepara Gastronomia, Diversidade, Evento e Personalidade do Queijo Minas Artesanal; e o “Cumbucca de Ouro”, que irá escolher uma personalidade gastronômica.

O Prêmio Cumbucca de Gastronomia conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e apoio do Sistema Fecomércio e Sebrae, atuando também como um braço importante na promoção de políticas públicas para o setor.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas