Variedades

Prêmio Educação Fiscal: 1º e 2º lugares ficam com Minas

Conheça as iniciativas premiadas
Prêmio Educação Fiscal: 1º e 2º lugares ficam com Minas
Premiação ocorreu na última quarta (4) em Brasília. Foto: Raquel Moura/SEF- Divulgação

Dois projetos desenvolvidos em Minas Gerais e apoiados pelo governo do Estado subiram ao pódio na noite da última quarta-feira (4), para receber o Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O evento, realizado em Brasília, reconheceu os projetos da professora Raquel Moura, da Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, de Curvelo, que ficou em primeiro lugar na categoria Escolas, e da professora Eliana Demarques, da Escola Estadual Helena Guerra, de Contagem, que levou a segunda colocação na categoria Tecnologia.

De acordo com Luiz Antonio Zanon, servidor da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) e coordenador do Programa de Educação Fiscal Estadual (Proefe), os troféus corroboram o bom trabalho feito pelas equipes de Educação Fiscal espalhadas pelo Estado, tanto pelas superintendências regionais da Fazenda quanto da Educação.

“O Programa de Educação Fiscal em Minas já tem mais de 30 anos. É um trabalho sério e dedicado que busca difundir entre os mineiros a participação cidadã no controle social dos tributos e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Conheça os projetos vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal:

  • Projeto Educação Fiscal e Cidadania: Juntas na construção de uma consciência cidadã transformadora – inclui atividades como palestras, leitura crítica sobre tributos, jogos educativos e ações de sustentabilidade. Alunos e familiares aprendem sobre o papel dos tributos, a diferença entre bens públicos e privados e a importância de reduzir o desperdício, promovendo uma cultura cidadã e sustentável.
  • Projeto Biblioteca Interativa da Educação Inclusiva (BIEI) – pretende inovar o modelo de serviço presente nas bibliotecas públicas municipais e escolares, com foco na oferta de “material didático atualizado, integrando temas contemporâneos e transversais, com o objetivo de contribuir para a formação integral do estudante, especialmente no que se refere ao letramento financeiro”.

Minas Gerais tem tradição no prêmio, criado em 2012 e organizado pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por meio do Proefe, coordenado pela SEF e com parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE), ao longo dos 12 anos do prêmio, dez projetos mineiros receberam o troféu.

Confira os vencedores de Minas no prêmio educação fiscal nos últimos 12 anos

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas