Prêmio literário valoriza escritores marginais

A Associação Literária, Educativa e Cultural Venas Abiertas, juntamente à Produtora Cultural A Borda lança um prêmio literário para prestigiar e valorizar a produção de escritores e artistas marginais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O prêmio “Da ponte pra cá: a margem” é uma iniciativa que busca valorizar e reconhecer a diversidade literária e artística praticada por escritores marginais e periféricos, bem como ampliar a visibilidade destas produções, contribuindo para o seu fortalecimento identitário, político e social. É uma oportunidade para romper as barreiras impostas pelo mercado editorial e estimular a literatura de figuras que se distanciam do cânone.
Com o prêmio literário “Da Ponte pra cá: A Margem”, será possível ampliar a visibilidade dos escritores marginais, além de incentivar a produção e difusão de obras de autores periféricos, mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiências visual e auditiva.
O prêmio também tem como objetivo dimensionar e apoiar modos ressignificados de fazer e distribuir suas produções literárias e artísticas (como zines, audio-poemas, artes visuais), trazendo à tona a importância do saber intelectual advindo de figuras não acadêmicas e de posição social baixa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com premiação em dinheiro, serão celebradas cinco categorias: “novos autores”, “produção artesanal de zine”, “Artes Visuais”, “Literatura Surda” e “Literatura Oral”. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o próximo dia 26 de fevereiro.
Além disso, será lançada uma antologia literária intitulada “Nós Os Marginais”, composta pelos textos e artes visuais dos cinco primeiros colocados em cada categoria, visando privilegiar a distribuição da produção literária margeada e marginalizada. Parte da antologia será distribuída gratuitamente para bibliotecas comunitárias e centros culturais.
A cerimônia de premiação que tem como proposta curatorial “Afro diáspora: nós da margem”, homenageará escritores negros e periféricos que marcam a literatura brasileira e será um momento especial para celebrar a diversidade e a inclusão cultural, com apresentação teatral da companhia teatral 5SÓ, Sarau Coletivoz e shows musicais.
Podem se inscrever na premiação pessoas maiores de 18 anos que são moradores de Belo Horizonte e RMBH O edital na íntegra e os formulários de inscrição podem ser acessados pelo link.
Ouça a rádio de Minas