Presidente da Rede Mater Dei ganha prêmio da ANM

O ginecologista, mastologista e presidente do Conselho de Administração da rede hospitalar Mater Dei, Henrique Salvador, acaba de ganhar o prêmio Madame Dorucher da Academia Nacional de Medicina (ANM), na categoria Saúde da Mulher. O trabalho premiado é assinado por ele e pela mastologista do Serviço de Mastologia dos hospitais, Maria Luiza Braga Gil. O estudo compara dois tipos de tratamento para o tumor de mama Filoides: a cirurgia aberta, que envolve corte e retirada do tumor, e a aspiração por agulha, realizada em ambulatório, com o auxílio de ultrassom, e dispensando internação.
Os dados utilizados no estudo foram coletados globalmente, compilando a experiência de ambos os métodos de intervenção em hospitais de vários países. Os resultados mostram que a aspiração por agulha, apesar de ser menos invasiva e mais simples, apresenta resultados semelhantes à cirurgia tradicionalmente mais agressiva.
“Ganhar este prêmio confirma e reforça a excelência do serviço de mastologia da rede Mater Dei, fundada em 1986”, observa o presidente dos hospitais Mater Dei. Ele destaca que a rede forma anualmente vários residentes em mastologia e oferece uma abordagem integral para doenças da mama, incluindo câncer, com equipes multidisciplinares em seus tratamentos.
Embora o tratamento convencional para esse tipo de tumor geralmente envolva cirurgia, tanto o estudo quanto a prática demonstram que resultados excelentes podem ser alcançados com técnicas menos invasivas, como a aspiração por agulha.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas