Press trip em Minas Gerais vai promover o Lago de Furnas e a Serra da Canastra

Uma press trip com cerca de 30 jornais e portais de Minas Gerais e do País vai mostrar as maravilhas das terras mineiras durante seis dias. A iniciativa é do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e tem o objetivo de dar continuidade a uma política estratégica de valorização dos territórios mineiros, fomento à economia da criatividade e promoção de destinos sustentáveis. A viagem começou na quarta-feira (24) e vai até dia 29.
Os grandes espelhos d’água, como o Lago de Furnas e os cânions de Capitólio, assim como a Serra da Canastra, são tesouros turísticos e a visibilidade é fundamental para alavancar o fluxo de visitantes e gerar desenvolvimento regional, com emprego e renda para as comunidades locais.
Os jornalistas deverão passar por Capitólio; Cássia; Claraval; Delfinópolis; Fama; Cruzeiro Mar de Minas; Pimenta; São João Batista do Glória; São José da Barra; São Roque de Minas e Santo Hilário – todos inseridos em uma região que tem o Lago de Furnas e a Serra da Canastra como protagonistas absolutos. Capitólio é o principal ponto de partida para explorar toda a região.
Para a secretária da Secult-MG, Bárbara Botega, a ação é parte fundamental da estratégia de promoção do destino Minas Gerais. “Promover o Mar de Minas e a Serra da Canastra é estratégico porque amplia a visibilidade de atrativos que representam a diversidade do nosso Estado e fortalecem o turismo de experiência. Ao investir em iniciativas como essa, o Governo de Minas impulsiona o desenvolvimento regional, gera emprego e renda, e consolida a atividade turística como vetor de transformação econômica e social”, ressalta.
Um dos destaques da press trip é o Cruzeiro Mar de Minas, saindo da cidade de Fama e atravessando o lago até Capitólio. Na Serra da Canastra, o foco é o ecoturismo no Parque Nacional da Serra da Canastra e experiências gastronômicas com queijo canastra em diversos municípios.
Defensora da manutenção do nível do Lago de Furnas desde 2012, a presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas e proprietária da agência de receptivo Sapucahya Turismo, Thayse de Castro, é a responsável pelo Cruzeiro Mar de Minas. A travessia de Fama a Capitólio será realizada em duas embarcações com capacidade para 25 passageiros cada, com serviço de recepção e gastronomia.
Segundo ela, a proposta é criar três tipos de pacotes para serem comercializados em dois, três ou cinco dias. “Esse roteiro dos jornalistas é curto, mas vamos começar a divulgar os pacotes no início de outubro para a alta temporada de dezembro, janeiro e fevereiro”, disse. O novo produto turístico pretende integrar experiências de lazer, cultura e gastronomia ao turismo náutico.
A press trip promoverá os destinos para todo o País. Entre as atividades propostas envolvendo turismo náutico e ecoturismo, estão um passeio de chalana em Santo Hilário; uma experiência náutica em Capitólio; birdwatching (observação de pássaros) na Serra da Canastra; visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra, com visita à nascente do rio São Francisco e à cachoeira Casca d’Anta; banhos em cachoeiras como a do Quilombo, em São João Batista do Glória, passeio de quadriciclo e tour na represa de Furnas.
Ouça a rádio de Minas