Variedades

Primeiro longa sobre viagem espacial feito no País é de Belo Horizonte

Criador da produtora mineira Alfa Centauri Filmes, Marco Barbosa Ribeiro conversou com o Diário do Comércio e comentou a expectativa para o lançamento da obra
Primeiro longa sobre viagem espacial feito no País é de Belo Horizonte
Crédito: Divulgação Alfa Centauri

Com o primeiro filme longa-metragem sobre viagem espacial no País, em live-action, prestes a ser lançado, a produtora mineira Alfa Centauri Filmes é uma pioneira no que diz respeito à produção independente de filmes em Belo Horizonte. 

Em entrevista ao Diário do Comércio, o criador da produtora, Marco Barbosa Ribeiro, comentou sobre os planos da produtora e o primeiro longa, “Vampiros do Espaço”, que está em fase final de edição e com previsão de estreia para o mês de março.

Com o objetivo de atrair recursos e patrocínios para seus curta-metragens, que ainda não estão disponíveis para o público, Barbosa teve a ideia de produzir o filme “Vampiros do Espaço”. Com a maior parte do longa feita no apartamento do diretor e com recursos próprios, o produtor revela que a ansiedade para descobrir a opinião do público está alta.

Crédito: Divulgação Alfa Centauri

Apesar de ser uma produção pioneira no gênero de ficção científica no País, Ribeiro diz que “ser nerd está na moda” e acredita que o filme será bem recebido. Ele adianta que convidou grandes nomes da produção audiovisual e da imprensa para a estreia, que ainda não tem local definido. A expectativa é que, a partir daí, o filme possa ser lançado em festivais e também comercialmente no cinema, streaming e televisão, e a empresa possa ter patrocínio para produções futuras.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Vampiros do Espaço” conta a história de seis exploradores espaciais que partem em uma missão para o terceiro planeta da estrela Tau Ceti, onde encontram esqueletos de uma civilização extinta. Após retornarem para a astronave com o material coletado em rochas interplanetárias, alguns tripulantes apresentam enfermidades e passam a agir de maneira incomum.

Mesmo com o otimismo, o produtor critica o poder público pela falta de investimento ao cinema local. Ele menciona que, apesar de Belo Horizonte ainda ser melhor que outras regiões do País para produção de cinema independente, ainda há muita carência de verbas públicas para que o potencial mineiro seja explorado. Segundo ele, tanto a Prefeitura de Belo Horizonte quanto o governo estadual deveriam direcionar recursos para o cinema.

Crédito: Divulgação Alfa Centauri

A Alfa Centuri não dispõe de um custo fixo, pois varia entre cada produção. Toda a verba de aluguel de uma sala para gravação até a pós-produção – a edição do filme – foram bancadas pela empresa. Ele não revelou o custo total.

O longa “Vampiros do Espaço”, com roteiro e produção executiva de Barbosa e direção de Ricardo Assis, da Big Boss Produções, foi gravado em seis dias. Todos os cenários, assim como as sequências da nave viajando pelo espaço, foram criados em 3D, com uma tela de Chroma Key, com exceção das cenas externas, que foram gravadas em uma trilha próximo a Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Barbosa ainda espera que o filme consiga passar uma mensagem de que há talentos, tanto na atuação quanto na produção, fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Ele reforça que a ideia é que a Alfa Centauri trabalhe com patrocínio e que haja valorização para o mercado.

Marco Barbosa Ribeiro | Crédito: Divulgação Alfa Centauri

Futuras Produções 

Além do filme sobre viagem espacial, o produtor adianta que o próximo longa já tem nome e até o elenco está confirmado. A expectativa para o início das gravações do suspense “Jogo dos Condenados” é esse ano. O filme vai contar a história de um grupo de criminosos sequestrado por um justiceiro e que é obrigado a jogar alguns jogos para poderem salvar suas vidas. Inspirado na série sul-coreana Round Six, de grande sucesso no streaming, alguns nomes do elenco são Thomaz Costa, da novela “Carrossel”, e Lorena Tucci, de “Chiquititas”, ambas grandes produções do SBT. 

Além de “Jogo dos Condenados” , o outro longa da produtora, “Um Corpo e Um Sonho”, também busca patrocínio de empresas através da Lei do Audiovisual e conta com um vídeo de apresentação

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas