Programação de férias da Prefeitura começa hoje

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) montou uma vasta e animada programação gratuita para as férias escolares. As atividades começam hoje e seguem até 31 de janeiro na Zoobotânica (local onde fica o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico), teatros e museus da cidade. As atrações vão desde brinquedos infláveis, montados em praças e parques, até apresentações teatrais, filmes e passeios por pontos turísticos da Capital. Todas as atividades são gratuitas ou a preços populares.
Nos parques e em praças, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer promoverá diversas atividades recreativas e esportivas, a partir do dia 19. Os eventos do programa “BH em Férias” incluem brinquedos infláveis, jogos e oficinas de brincadeiras de rua (gincanas), corrida de saco, corrida do ovo, morto-vivo, rouba bandeira, bambolê, queimada, entre outros. Outras diversões são oficinas de slackline e de breakdance, além de um muro de escalada.
Uma novidade do programa é a waterball, uma enorme bola de plástico transparente que permite caminhar sobre a água. Essa novidade será ofertada na Pampulha (Parque Francisco Lins do rego, conhecido como Ecológico da Pampulha) e no Barreiro (Parque Roberto Burle Marx, conhecido como Parque das Águas).
Os parques também vão receber atividades para a família, como o espetáculo La Ursa, da dupla de palhaços Mulambo e Risoto, e a Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com a venda de artesanatos, guloseimas, roupas, calçados, instrumentos musicais, acessórios, e muito mais, todos produzidos por empreendedores locais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica também vai oferecer atividades de educação ambiental para conscientizar adultos e crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Na Zoobotânica, estão programadas visitas a dois espaços educativos. Na Zooboteca, o visitante terá acesso a uma diversificada exposição de elementos da fauna e da flora (como pele de animais, dentes, penas, sementes, cascas, entre outros), além de conhecer o bicho-pau. No Borboletário, será possível admirar a beleza das cores e formas das borboletas, além de conhecer o processo reprodutivo desses delicados insetos.
Na casa de répteis do Jardim Zoológico vão ocorrer bate-papos, jogos pedagógicos e oficinas de arte dentro da campanha “Devagar se vai ao longe”. Toda a programação e acesso aos parques serão gratuitos. O acesso à Zoobotânica é pago.
Passeios turísticos – A partir do próximo dia 7, a PBH realiza a “Temporada Especial de Férias” dos tradicionais passeios turísticos pela cidade. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o morador terá a oportunidade de conhecer a própria cidade, sob novos olhares, em city tours e walking tours. As inscrições gratuitas já estão abertas e os interessados deverão retirar os ingressos no Portal Belo Horizonte.
Serão cinco roteiros, com destaque para a arte urbana e a arquitetura do município. Eles incluem visitas ao Conjunto Moderno da Pampulha, praças, mirantes, museus, mercados, entre outros pontos turísticos da capital. Com duração média de 4 horas, os city tours serão realizados em micro-ônibus e os walking tours serão passeios a pé, ambos conduzidos por um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo.
A Belotur pede às pessoas que fizerem a inscrição, e por algum motivo não puderem comparecer, que façam o cancelamento com antecedência pelo e-mail [email protected] para que outros participantes tenham a oportunidade de experimentar o passeio. De acordo com as novas orientações da PBH, dentro do micro-ônibus será necessário o uso de máscaras. A imprensa está convidada para acompanhar os roteiros mediante aviso prévio para reserva de convites e agendamento de fontes. As datas e os locais dos roteiros podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.
Eventos culturais para crianças e famílias
Durante todo o mês de janeiro a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizará uma programação cultural especial para as crianças e as famílias. Oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, contação de histórias e brincadeiras estão entre as atividades disponíveis nos equipamentos culturais públicos municipais, como museus, centros culturais, bibliotecas, teatros e cinema. Todas as atividades são gratuitas ou a preços populares. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
Os centros culturais e bibliotecas municipais oferecem mais de 60 atividades que acontecem em diversas regionais da cidade, até e 31 de janeiro. Entre as atrações estão oficinas literárias, circenses e de desenho, sessões de cinema, jogos, gincanas e brincadeiras, contação de histórias, exposições, entre outras.
ambém haverá espaço para apresentações teatrais. O Centro Cultura Urucuia, Região do Barreiro, recebe no próximo dia 21 o espetáculo “Sufoco”. A peça coloca em cena todas as atrações de um grande circo com apenas um personagem: o palhaço e multiartista Sufoco. Já o Centro Cultural Venda Nova traz no próximo dia 28, 11h, o espetáculo “As Aventuras de Matias”, musical de Teatro de Bonecos produzido pelo Grupo Girino e apresentado por Kely de Oliveira e Edu Souza.
O Cine Santa Tereza terá três mostras especialmente dedicadas ao público infantil e infanto-juvenil. De hoje a 27 de janeiro acontece a mostra “Studio Ghibli”, com uma retrospectiva dedicada a um dos mais importantes e tradicionais estúdios japonês do cinema de animação. A mostra reúne clássicos aclamados pela crítica e pelo público de todas as faixas etárias. Já nos dias 8, 22, 28 e 29, o Cine exibe clássicos do cinema infantil como “Divertidamente” (EUA, 2015, classificação livre) e “O Rei Leão” (EUA, 1994, classificação livre).
Entre os dias 11 e 15 de janeiro, o Cine Santa Tereza sedia o 3º Festival de Cinema Infantil de BH – Cinema de Brinquedo. O festival tem como finalidade divulgar e exibir obras audiovisuais, voltadas para o público infantil, de curta, média e longa-metragem; de ficção, documental, animação, experimental, dentre outros gêneros. As sessões acontecem diariamente, sempre às 16h30. O festival também promoverá uma oficina de brinquedos animados para crianças e jovens de 8 a 15 anos. A oficina acontece nos dias 11, 12 e 13, sempre às 15h.
Outra atração do Cine Santa Tereza é a “Sessão Azul”, que acontece no dia 21, às 16h30. Trata-se de uma sessão de cinema adaptada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Na sessão, o ambiente é adaptado com meia luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema. O filme a ser exibido será “Moana: uma mar de aventuras” (EUA, 2016, classificação livre).
Os teatros Marília e Francisco Nunes recebem durante o mês de janeiro espetáculos da 48ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Na programação estão espetáculos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, “As Aventuras de Dom Quixote”, do o grupo Casa de Lua, “O Gato de Botas” e “A Vaquinha Lelê”, da Duart Produções Artísticas, e “Mogli, o Menino Lobo”, da Reticências Núcleo de Artes Cênicas. Os ingressos podem ser adquiridos por preços promocionais no site www.vaaoteatromg.com.br. (Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas