Confira a programação gratuita da Festa Junina nos espaços culturais de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte já iniciou as celebrações juninas com uma programação cultural divertida e descentralizada. Os centros culturais, museus e o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado serão palco das mais diversas atrações, realizadas pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura, com algumas atividades integrando o Circuito Municipal de Cultura. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
Os equipamentos culturais da cidade recebem uma programação gratuita, voltada para públicos de todas as idades, com destaque para apresentações de quadrilhas, oficinas criativas, shows de forró e a presença de barraquinhas de comidas e bebidas típicas que celebram as festas juninas. A tradição está presente em diversos formatos e as festas juninas vão se estender até o mês de julho nos espaços culturais da PBH.
As atividades são realizadas juntamente com os territórios e integram o calendário oficial de eventos juninos de Belo Horizonte, que tem como ponto alto o Arraial de Belo Horizonte – realizado pela Belotur. Reconhecido com um dos cinco maiores destinos turísticos do Brasil pelo Ministério do Turismo e Embratur, o Arraial tem como destaques o tradicional e disputado Concurso de Quadrilhas e a gastronomia típica.
Para a secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, as festas juninas são uma tradição muito forte em nossa cultura e oferecer essa programação diversificada e gratuita nos equipamentos culturais da cidade é fundamental. “É uma forma de garantir o acesso à cultura e ao lazer para todos os belo-horizontinos, além de movimentar nossos espaços e valorizar os artistas locais. A Prefeitura tem um compromisso com a democratização da cultura”, comemora.
Haverá apresentações de quadrilhas para todas as idades nos Centros Culturais Pampulha (7/6), Liberalino Alves de Oliveira (13/6), Lindeia Regina (28/6), Urucuia (28/6), Vila Marçola (28/6) e Padre Eustáquio (29/6), além de shows de forró no Centro Cultural Bairro das Indústrias e no Salgado Filho. Os centros culturais também irão realizar programações próprias, com apresentações musicais e de dança, barraquinhas e o encontro “Brinquedos e Brincadeiras”, promovida pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Nos museus gerenciados pela PBH, oficinas criativas ligadas aos festejos juninos também vão movimentar o mês de junho.
Ouça a rádio de Minas