Variedades

Projeto Caminhos da Inclusão oferece atrações sobre acessibilidade e igualdade no acesso à arte

O projeto apresenta diversas atrações em diferentes espaços de Belo Horizonte
Projeto Caminhos da Inclusão oferece atrações sobre acessibilidade e igualdade no acesso à arte
Crédito: Paulo Lacerda

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado, inaugura o projeto Caminhos da Inclusão. A ação ocorre no mês do Setembro Verde, com atrações que abordam o tema de acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência. 

O programa conta com uma grande variedade de atrações gratuitas que têm como critério as necessidades das pessoas com deficiências físicas e cognitivas, como a mostra de cinema “Deficiência em Tela” do Cine Humberto Mauro; a exposição na CâmeraSete, “Um País Chamado Pará e visitas no Palácio da Liberdade. As ações da fundação possuem apoio de entidades como o Instituto Cultural Vale, a Cemig, a Usiminas, ArcelorMittal e Appa – Arte e Cultura.

A mostra do Cine Humberto aborda o tema de inclusão e acessibilidade entre os dias 18 e 25 de setembro, apresentando filmes com diferentes ferramentas para auxiliar o público e explorando diferentes narrativas no espaço.

A exposição da CâmeraSete, a Casa de Fotografia de Minas Gerais, pode ser visitada até 30 de setembro, de terça-feira a sábado nos horários de 9h30 às 21h. O prédio conta com recursos na infraestrutura para pessoas com deficiência, como o atendimento em libras, catálogos em braile, descrição em áudio e piso tátil.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já no Palácio da Liberdade, ocorrerão visitas intermediadas por intérpretes da linguagem de sinais nos dias 22 e 30 de setembro às 14h, com um grupo de 15 integrantes. 

Ainda na celebração do Setembro Verde, a fundação receberá a terceira edição do Festival Acessa BH, com a presença de pessoas com deficiência em debates de iniciativas para a inclusão. O evento ocorrerá no Teatro João Ceshiatti nas noites de 15 a 23 de setembro, com apresentações de histórias e relatos das pessoas com deficiência. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no Palácio das Artes.

Confira outras atrações

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) juntamente com o Coral Lírico de Minas Gerais realizará uma apresentação da composição, “Suíte do Cigano” no Parque Municipal Américo Renné Giannetti no dia 24 de setembro às 10h30.

A Virada Criativa do Memorial ocorrerá no Memorial Minas Gerais Vale do dia 16 de setembro até 17 de setembro, com diferentes atrações com acessibilidade de libras.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) celebra o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência com uma semana de histórias, palestras e debates com interpretações para libras, do dia 16 até 22 de setembro.

Já no Espaço do Conhecimento UFMG, haverá ao longo do mês, diferentes atividades voltadas para pessoas surdas e do espectro autista. As visitas são gratuitas e fazem o uso dos equipamentos do museu.

O Espaço Cultural da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), promove as palestras “Natal Inclusivo” e “Museus são lugares sensacionais. Mas para quem?” nos dias 27 e 28 de setembro às 19h respectivamente.

O seminário “Diálogos e parcerias no Memorial Minas Gerais Vale: reflexões sobre acessibilidade nas visitas mediadas”, ocorre no Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau, no dia 21 de setembro entre 15h30 e 16h30.

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas