Variedades

Projeto ‘Carro-Biblioteca’ volta a bairros da Capital e RMBH

Comunidades de BH poderão, gratuitamente, retirar até quatro livros de uma vez, permanecendo com eles por 14 dias, até a próxima visita do automóvel literário
Projeto ‘Carro-Biblioteca’ volta a bairros da Capital e RMBH
Crédito: Divulgação Carro- Biblioteca

O Carro-Biblioteca, equipamento que leva livros a comunidades socialmente vulneráveis em Belo Horizonte e Região Metropolitana(RMBH), volta a circular de cara nova. O projeto de adaptação tem como objetivo aperfeiçoar e ampliar o serviço de extensão bibliotecária no Estado de Minas Gerais por meio da melhoria da infraestrutura física e tecnológica do veículo. Inaugurado no dia 28 de novembro, fez sua primeira visita à cidade Vespasiano. A população pode conferir o ônibus moderno, adquirido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual.

Com capacidade de aproximadamente 4 mil títulos, o veículo possui rampa para deficientes físicos, democratizando ainda mais o acesso a toda população. O automóvel atenderá a cinco comunidades, selecionadas devido ao déficit de equipamentos culturais: Vale do Jatobá, Nova Pampulha e Jardim Vitória, em Belo Horizonte; Morro Alto, em Vespasiano; e General Carneiro, em Sabará. 

A ida a cada uma das localidades continuará sendo quinzenal. O Carro-Biblioteca ficará estacionado por três horas em um ponto de parada predeterminado, onde o público poderá pegar os livros emprestados, bem como devolvê-los. No veículo também são oferecidos serviços de promoção de atividades de incentivo à leitura, mediação de leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo.

Entenda mais como funciona o processo de acesso aos livros

O Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual (Sabe) , Josenberg Mendes, diz que o que a entidade faz é sempre colocar o leitor em primeiro lugar.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Acreditamos que um dos processos mais interessantes de mediação de leitura e democratização do acesso à informação, está presente na proposta do Carro Biblioteca, serviço historicamente reconhecido como patrimônio cultural dos mineiros. É um privilégio poder fazer parte desta retomada, junto com outros membros da Associação e de toda a Diretoria da Biblioteca Pública. O Carro Biblioteca realmente fará muita diferença para as comunidades que o receberão”, afirma.

O diretor do livro, leitura, literatura e bibliotecas, Lucas Amorim, completa que o novo Carro-Biblioteca foi viabilizado por múltiplos esforços.

“A aquisição do veículo foi viabilizada por uma Emenda Parlamentar; o projeto de adaptação interna foi realizado pela Escola de Arquitetura da UFMG; o projeto que contemplou a execução da adaptação, criação de identidade visual, plotagem, renovação de acervo e atividades culturais foi uma parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual (Sabe), viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Sem o apoio de tantos parceiros seria impossível a renovação do veículo antigo de mais de 30 anos de estrada e esta entrega nos faz sonhar com cada mesorregião de Minas Gerais com seu próprio Carro-Biblioteca”, cita.

Além disso, o Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas (Lade) elaborou o design do novo Carro-Biblioteca. Sob a liderança da professora Andréa Franco Pereira e com a dedicação das alunas Nathalia Carvalho de Lima e Letícia Ribeiro de Martino do Curso de Design, o projeto visou não só a adaptação do acervo ao ônibus, mas melhorar a experiência para leitores e atendentes. Os estudos foram guiados pelo design centrado no usuário, mergulhando nas necessidades e expectativas de todas as pessoas no seu atendimento itinerante.

Onde o Carro-Biblioteca vai passar?

O Carro-Biblioteca é um equipamento democrático e acessível. Para solicitar empréstimo de livros, bastará fazer cadastro gratuito tendo em mãos carteira de identidade ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos só poderão se cadastrar acompanhados do responsável ou com sua autorização por escrito, feita em formulário específico.

Os leitores poderão retirar até quatro livros de uma vez, permanecendo com eles por 14 dias, até a próxima visita do automóvel literário. O empréstimo poderá ser renovado uma única vez, por igual período, através do sistema Pergamum, disponível no site da Biblioteca Pública Estadual.

Confira, abaixo, os pontos de parada para retirada de livros:

  • Vespasiano

Escola Municipal Jorge Ferraz-Endereço: Rua Buenos Aires, 81, bairro Suely

Próximas datas: 05/02 (segunda-feira) e 19/02 (segunda-feira)

  • Jardim Vitória

Praça Ipê – Avenida Magenta, s/nº, bairro Jardim Vitória – BH

Próximas datas: 06/02 (terça-feira) e 20/02 (terça-feira)

  • Sabará

Escola Municipal Professora Maria Aparecida Batista- Rua Mariana – Nações Unidas

Próximas datas: 07/02 (quarta-feira) e 21/02 (quarta-feira)

  • Nova Lima

Escola Estadual Josefina Wanderley Azeredo

Escola Municipal Dalva Cifuentes Gonçalves

Rua Soares, 148 – Distrito de Nova Lima – Praça de Honório Bicalho

Próximas datas: 08/02 (quinta-feira) e 22/02 (quinta-feira)

  • Nova Pampulha

Igreja Imaculada Conceição (pátio)

Av. A, 300 (antiga Avenida Olavo Brasil Júnior) – Nova Pampulha

Próximas datas: 09/02 (sexta-feira) e 23/02 (sexta-feira)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas