Projetos da Casacor Minas concorrem ao Prêmio Obra do Ano

Realizado pelo oitavo ano consecutivo, o Prêmio Obra do Ano, organizado pela plataforma ArchDaily Brasil, é o único prêmio no mundo voltado para promover projetos de arquitetura dos países de língua portuguesa. Os vencedores serão escolhidos por meio de voto popular. Para eleger os vencedores, o público é convidado a refletir sobre aspectos como funcionalidade, identidade, sinergia e os contextos locais, definindo assim o modo de fazer arquitetura ao redor do mundo.
Nesta edição, dois projetos apresentados na mostra mineira concorrem em duas categorias distintas. O espaço Imersão Deca, de Janaina Araújo, criado para a Casacor Minas 2023, concorre na categoria Arquitetura Hospitalar. Já o Banheiro Público do Palácio das Mangabeiras (foto), assinado por Cioli Stancioli em 2022, concorre na área de Infraestrutura.
O ambiente criado por Janaina Araújo é uma sala de banho com ares terapêuticos. A proposta foi promover uma imersão por um universo de relaxamento, reunindo experiências sensoriais diversas, com forte presença de elementos naturais, como água, madeira e pedras.
“É uma honra, e muito gratificante, ver o nosso trabalho ganhando espaço em uma plataforma tão relevante para a área de arquitetura. É a segunda vez que participamos desse prêmio com projetos criados para a Casacor. O primeiro foi em 2023, com o Studio NaMata, e agora, em 2024, com a Imersão Deca. Além de toda a visibilidade e reconhecimento que o prêmio traz, para nós, é muito gostoso reviver esses projetos depois que passamos do período de mostra. Estamos muito felizes de estar nesse local, ao lado de tantos profissionais que admiramos e nos inspiramos”, reforça Janaina Araújo.
O projeto dos Banheiros Públicos tirou partido das características do terreno. Respeitando as árvores existentes no local, a construção ganhou teto de vidro com iluminação zenital. As cabines têm madeirado nas paredes e painel em vidro com película. Piso e bancada zig-zag – desenho do arquiteto – em porcelanato azulado com veios.
A alvenaria interna tem listras em branco e preto e a externa, acabamento brick, em clima nova-iorquino. Cioli assumiu a responsabilidade de criar um projeto com função dupla. “Desenvolver este projeto para a Casacor Minas 2022 foi um grande desafio, principalmente porque, após a realização da mostra, ele passou a fazer parte do Palácio das Mangabeiras, que foi transformado em um espaço cultural aberto ao público ao longo de todo o ano. A arquitetura tem esse papel inequívoco de cuidado urbano das áreas públicas compartilhadas.
Essa é uma importante sinalização que o nosso escritório está no caminho certo, projetando com profissionalismo e responsabilidade”, destaca o arquiteto.
A primeira fase de votação vai até o dia 26 de março no site. O resultado final será divulgado no dia 4 de abril.
Ouça a rádio de Minas