PUC Minas inaugura planetário

A PUC Minas inaugura nesta terça-feira (2) o seu planetário. A cúpula de dez metros de diâmetro e com capacidade para quase 80 pessoas oferecerá uma variedade de atividades para o público visitante, como sessões de projeção de filmes sobre astronomia, palestras, exposições interativas, atividades educativas, eventos especiais e observações do céu. O novo espaço, idealizado pelo professor, físico e astrônomo Peter Leroy, falecido precocemente, teve suas obras iniciadas em 2014, com o apoio da Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Com um esquema de visitas planejado semanalmente de terça-feira a sábado, o planetário oferecerá apresentações escolares, capacitação de professores, cursos e palestras para o público em geral, complementando o aprendizado científico nas escolas e universidades, sendo um espaço destinado à promoção da educação e cultura, integração entre teoria e prática, apoio à pesquisa e extensão e difusão do conhecimento científico. Durante a inauguração, que acontecerá nesta terça, às 16h, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, haverá a palestra “A importância dos planetários e da divulgação científica na atualidade”, que será ministrada por Marcelo Gleiser, físico, astrônomo e professor da Dartmouth College (EUA). A palestra será transmitida ao vivo pelo canal PUC Minas Lives, no YouTube.
Veja, a seguir, mais destaques de Variedades:
Corrida Circuito Vida
A Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam) vai promover no Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o Circuito Vida, corrida com propósito de conscientizar o público acerca da importância do autocuidado e prevenção ao câncer de mama. O evento será realizado no Parque Juscelino Kubitschek, no Sion, a partir das 8h. Mais do que uma simples atividade esportiva, será uma celebração dos 40 anos de atuação da Asprecam, que lidera o Movimento Mamamiga pela Vida, engajado na defesa da vida das mulheres, do autocuidado e da solidariedade. Para Mônica Bessa, presidente da Asprecam, é fundamental falar em medidas preventivas já que muitos casos podem ser evitados.
“O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, o que representa a maior causa de mortalidade por câncer entre no universo feminino”, explica.
Recital de orquestra familiar
O segundo recital do Festival de Maio será com a Orquestra Família Barros & Amigos, nesta terça-feira, às 20h30, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Este concerto conta com duas homenagens dirigidas aos saudosos integrantes deste grupo – D. Aparecida e William Martins de Barros – e conta com a participação especial de Daniel Barros, ao piano, e Benjamin Barros, no clarinete. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos no site da Sympla e na bilheteria do teatro. A classificação é 10 anos.
No repertório deste recital estão obras de Bach (1685-1750), Carlos Gomes (1836-1-896), Astor Piazzola (1921-1992), Mendelssohn (1809-1847), Mozart (1756-1791) e o regente será o maestro Marco Antônio Drumond. A obra de Carlos Gomes, “Quem sabe?”, será dedicada a D. Aparecida, e a de Piazzola, “Oblivion”, para William Barros. O casal Joaquim Inácio e Aparecida teve cinco filhos, e todos se tornaram músicos profissionais. São oito netos, alguns já estabelecidos na profissão e outros, a caminho.
Exposição de fotografias
Mais do que registrar momentos, a fotografia é capaz de revelar memórias e despertar a consciência sobre o ser e o estar no mundo. É esse o caminho atravessado na exposição “Revela”, do artista Coniiin, que fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura a partir de terça-feira e até 19 de maio. A mostra apresenta 12 fotografias e uma instalação em lambe-lambe e foi selecionada no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria.
Para marcar a abertura, nesta terça, às 19h, será realizado um bate-papo com o artista, na Casa Fiat de Cultura, além de uma visita mediada. Toda a programação é gratuita. Em “Revela”, o artista retrata temas com os quais se identifica e pessoas que o inspiram. Através das lentes, captura uma série de detalhes, que celebram o tempo, os contornos, a identidade e a diversidade da pele negra, em uma jornada visual que transcende o olhar superficial. Coniiin atua há anos com a cobertura de eventos, em especial da cena de reggae e hip hop, com artistas negros.
Ouça a rádio de Minas