Quadrilátero estreia amanhã no CCBB BH

Quatro dias de apresentações, quatro encontros de artistas, quatro famílias de instrumentos. Essa é a essência de Quadrilátero, projeto que nasceu em 2012 e retorna aos palcos do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em quatro cidades e chega a Belo Horizonte amanhã, depois de passar com sucesso pelo Rio de Janeiro. Idealizado por Leo Gandelman (foto), com apoio do produtor cultural Pablo Castellar, o projeto reúne, a cada semana, quartetos de feras da música brasileira, em encontros singulares.
A cada apresentação – 29, 30 e 31 de julho e 1º de agosto – quartetos de diferentes famílias de instrumentos ganham destaque. Os convidados são Pretinho da Serrinha, Robertinho Silva, Marcos Suzano e Marcelo Costa, na percussão (amanhã); Leo Gandelman, Nivaldo Ornelas, Mauro Senise e Zé Carlos Bigorna, no sax (sexta-feira); Henrique Cases, Rogério Caetano, Luis Barcelos e João Camarero, nas cordas dedilhadas (sábado); e fechando o circuito (domingo), Janaina Salles, Carla Rincon, Inah Kurrels, Jocelynne Huiliñir Cárdenas, nas cordas de arco.
O público terá a oportunidade de conferir o talento individual de cada artista e participar do encontro do quarteto, todos tocando juntos. Leo Gandelman atua como anfitrião e faz participações especiais em todos os espetáculos, marcados sempre para às 20 horas. Ao final do espetáculo dedicado à percussão, no dia 29 de julho, haverá uma conversa de meia-hora com o público para aprofundar o debate sobre a carreira dos músicos e falar sobre a intrínseca relação do artista com a música. Também dentro da programação, o idealizador e curador do Quadrilátero, o músico Léo Gandelman fará uma masterclass com duração de uma hora aberta ao público, no próximo sábado, às 15 horas.
“Desde o começo da pandemia, tenho tocado sozinho, em casa, compondo, treinando. Acordo todo dia motivado pela ideia de aprender mais, do meu encontro diário com o instrumento. Mas sinto muita falta da troca com outros músicos, da troca com o público. Sei que todos os músicos envolvidos no projeto sentem o mesmo. Desde os primeiros ensaios no Rio, temos conversado e a troca tem sido emocionante”, conta Leo Gandelman. “Estamos provocando encontros de músicos que estão tocando juntos pela primeira vez neste projeto. É um encontro de confiança e confiança é fundamental para a música fluir. Estamos muito felizes de levar esse encontro para Belo Horizonte, uma cidade fundamental para a história da música brasileira”, ressalta.
“Decidimos, em conjunto com o CCBB, começar pelo Rio porque é a cidade onde moram todos os artistas participantes. Agora que a maioria já está vacinada, começamos a viajar com o projeto e abrimos por Belo Horizonte. Estamos seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades locais e a Organização Mundial da Saúde para a convivência nos bastidores e no palco. E o CCBB, que voltou a abraçar o Quadrilátero, é extremamente cuidadoso com o respeito às normas para a plateia. É um grande privilégio poder participar desse momento de retorno ao palco de artistas dessa grandeza”, explica Pablo Castellar. Depois de Belo Horizonte, o Quadrilátero segue para o CCBB de São Paulo e o de Brasília.
Segurança – A temporada do Projeto Quadrilátero no CCBB BH foi concebida para ser realizada com toda a segurança para os artistas e para o público, seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas pelo novo protocolo de funcionamento do CCBB Belo Horizonte, conforme Decreto Municipal nº 17.361 e utilizando os recursos necessários para evitar a disseminação da Covid-19.
Respeitando integralmente os protocolos para a reabertura de espaços culturais em Belo Horizonte, para acesso ao prédio do CCBB Belo Horizonte é indispensável a emissão de ingresso online. Poderão ser emitidos até quatro ingressos por CPF. Todas as pessoas acima de dois anos de idade devem possuir ingresso para acesso ao prédio, com uso obrigatório de máscara, cobrindo o nariz e a boca, durante a permanência no CCBB. A temperatura dos visitantes será aferida na entrada no CCBB. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5o serão orientadas a buscar atendimento médico especializado.
As apresentações presenciais acontecem para um público restrito, com limitação de 50% da capacidade do Teatro. Recomenda-se chegar para os shows com 30 minutos de antecedência.
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