Variedades

Quilombos são tema de mostra de cinema em BH

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla
Quilombos são tema de mostra de cinema em BH
Crédito: Divulgação / Cinema dos Quilombos

O Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Te- reza) recebe a partir de hoje e até o próximo domingo, com sessões às 16h30 e 19h, a 3a Mostra Cinema dos Quilombos. Realizada pela instituição Cinema dos Quilombos, a mostra exibe documentários e curtas-metragens de diversas partes do país realizados por quilombolas, que abordam temáticas como a cultura rural e urbana dos remanescentes de quilombos.

Parte das sessões contará com comentários de membros da equipe dos filmes, curadores e pesquisadores. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa está no site do cinema, clicando aqui.

Um dos destaques da programação é a exibição do documentário “Tem quilombo na cidade Mangueiras, Luízes e Manzo Ngunzo Kaiango, patrimônio de BH” (2018, livre), de Alexia Melo e Bruno Vasconcelos. O filme integra o dossiê de registro dos Quilombos Luízes, Mangueiras e Manzo N’gunzo Kaiango como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Belo Horizonte.

A produção desta 3ª edição do festival recebeu filmes de diversas partes do Brasil, com recorte para obras que trazem para as telas a cultura rural e urbana dos remanescentes de quilombos, que resistiram à escravidão e seguem organizados para manter seus territórios e suas tradições. A curadoria ficou a cargo de Alessandra Brito, Florisbela Santos e Maya Quilolo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além disso, a mostra reforça as questões de diversidade e inclusão com a sessão Infantil “Muita Terra Pra Gente Brincar”, composta pela animação “Maria Felipa” (2022) e pelos documentários “Olhos de Erê” (2020) e “Vamos em Batalha” (2023), e com a sessão com recursos de acessibilidade, em que três curtas metragens com audiodescrição, libras e legendas descritivas serão exibidos.

O Cinema dos Quilombos dedica-se a incentivar e difundir o cinema realizado nos territórios quilombolas. A instituição realiza oficinas audiovisuais nessas comunidades, promove um contínuo levantamento das obras existentes e organiza mostras com os filmes feitos por quilombolas e não quilombolas aliados. A coordenação é de Cardes Monção Amâncio. A 3ª Mostra Cinema dos Quilombos tem apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas