Edição especial do ‘Quintal do Memorial’ celebra com Grupo Galpão

Neste domingo (21), o Memorial Minas Gerais Vale vai levar ao público uma edição especial do Quintal do Memorial por uma comemoração de aniversário: cinco anos de atuação do Instituto Cultural Vale. A principal atração é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro: o mineiro Grupo Galpão. Criado em 1982, em Belo Horizonte, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.
O público vai assistir ao espetáculo “De Tempo Somos” – um sarau do Grupo Galpão – na alameda em frente ao Memorial Vale, na Praça da Liberdade. O espetáculo começa às 19h e promete transformar o início da noite em uma celebração coletiva pela arte. E antes, a alameda promete ficar animada com discotecagem das DJs dJota e Shaitemi Muganga. A programação Quintal do Memorial vai de 13h às 20h.
Com mais de 40 anos de trajetória, o Grupo Galpão une música, teatro e poesia no espetáculo ao ar livre e de graça para quem for à praça. “De Tempo Somos” reúne 25 músicas do repertório do grupo – de clássicos a trabalhos recentes – além de textos literários que tratam da passagem do tempo e da criação artística. A atriz Inês Peixoto será a mestre de cerimônias desta edição do Quintal do Memorial.

A proposta é lançar aos atores o desafio de se reinventarem em cena, aproximando-se ainda mais do público e reforçando a relação de afeto que sempre guiou a trajetória do Galpão. Entre canções populares, arranjos originais e trechos literários, a apresentação cria um mosaico de memórias e emoções que dialoga diretamente com a essência do grupo: um teatro feito para todos, com profundidade artística e espírito coletivo.
“Comemorar os cinco anos do Instituto Cultural Vale é celebrar também a força da cultura em Minas e no Brasil. O apoio do instituto tem permitido a realização de inúmeros projetos que levam arte, memória e diversidade para diferentes públicos. Trazer o Grupo Galpão para esta edição especial do Quintal é uma forma de reforçar esse compromisso: promover encontros que transformam e fortalecem a nossa identidade cultural”, afirma o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.
O projeto
Criado em 2024, o Quintal do Memorial ocorre uma vez por mês aos domingos com programação que reúne ações educativas e culturais gratuitas. Neste período, enquanto o edifício-sede do museu passa por obras de renovação, o Quintal do Memorial integra o projeto Memorial Vale Itinerante que tem como intuito manter vivo o espírito do museu e ampliar o acesso da população a experiências artísticas.
O projeto conta com diversas iniciativas como exposições, eventos culturais e ações educativas em todo o estado. A programação completa pode ser acessada pelo site do Memorial Vale.
Ouça a rádio de Minas