Variedades

Rádio Inconfidência celebra 85 anos

Rádio Inconfidência celebra 85 anos
Crédito: Freepik

A Rádio Inconfidência AM, que integra a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), comemora 85 anos. Para dar início às celebrações, a “Gigante do Ar” apresenta uma nova grade de programação. Atrações que fizeram a história da emissora e que foram sucesso voltam às ondas do rádio. Interprogramas com depoimentos de ouvintes, funcionários e personalidades também fazem parte das comemorações.

As festividades, que se estendem até dia 2 de setembro de 2022, apresentam mais novidades. Ainda neste mês, o público acompanha um radioconcerto com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e, a partir de outubro, podcasts que resgatam a história da rádio.

A festa começa amanhã com nova programação. Entre elas, “As melhores do mundo” promete encerrar o fim de semana com chave de ouro. No domingo, às 22h, a atração apresenta duas horas com o pop nacional e internacional que foi sucesso nas décadas de 60, 70, 80 e 90. O programa marca a entrada de Sulimar Silva na cena musical. Até então, sua voz era conhecida pelos ouvintes que acompanhavam o esporte na Inconfidência.

Música e humor também estão de volta com “Delírio e Cia”. Comandado por Everton Gontijo, o programa saiu do ar durante a pandemia e sofreu a perda do radialista Renato Lara Júnior que faleceu vítima da Covid-19 e que era coapresentrador da atração. Agora, em novo formato, Everton mantém a alegria com a participação de convidados especiais e promete bom repertório acompanhado de risadas. O “Delírio e Cia” vai ao ar de segunda a sexta, às 16h, e aos domingos, às 7h.

A voz feminina mais antiga da Inconfidência AM marca presença em mais uma atração. Tina Gonçalves, que já está à frente de um dos programas mais antigos do Brasil, “A hora do fazendeiro”, comanda, também, “Túnel do tempo”, ao vivo, aos sábados, às 7h. O programa reestreia a pedido dos ouvintes, que escolhem o repertório. A música que nasceu no campo e conquistou o espaço urbano volta à vitrine da rádio. O programa “Sertanejo moderno” reestreia sob o comando de Tarcísio Lopes, aos sábados, às 22h. A música de raiz continua na programação, também, com Cristiano Batista à frente do “Trem caipira”, diariamente, às 5h.

Os ouvintes podem embarcar em uma viagem com “Universo Fantástico”. Comandado pelo professor da UFMG Renato Las Casas, o programa reestreia aos domingos, às 8h, e às sextas, às 21h. A atração traz ciência, tecnologia, ecologia, curiosidades e explora o fascinante planeta Terra.

Outros sucessos da FM chegam à programação da AM com transmissão em rede. Há mais de três décadas no ar, Bazar Maravilha, com Tutti Maravilha, preenche as tardes da semana, a partir das 14h. As notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo chegam, em novos horários, com o “Jornal da Inconfidência”, às 7h e às 18h45. Regina Palla apresenta “Música e notícia”, às 7h15, para começar o dia. Mais notícias com a equipe de jornalismo da Inconfidência que traz, a cada hora, boletins com as novidades e informações de interesse da população.

Filarmônica – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais festeja os 85 anos da “Rádio Inconfidência AM – Gigante do Ar” no próximo dia 20. Ao vivo, direto da Sala Minas Gerais, o jornalista Pedro Henrique Vieira apresenta um radioconcerto com os musicistas da orquestra que executam peças de compositores brasileiros. A atração ainda conta com entrevistas com profissionais que fizeram parte da história da rádio.

No dia 3 de setembro de 1936 foi ao ar, no prédio da Feira Permanente de Amostras, em Belo Horizonte, a Inconfidência AM. Pioneira, foi a primeira emissora de Minas Gerais e do Brasil a transmitir, de outro país, uma copa do mundo de futebol. A rádio também conta com um dos programas mais antigos e tradicionais do mundo: “A hora do fazendeiro”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas