Rede Minas exige a diversidade do interior

As identidades e os atrativos de Minas Gerais são diversos. A sensibilidade dos fotógrafos que capturam essas imagens e fazem do Estado um grande cenário de cartões postais ganha espaço na TV. A Rede Minas mostra uma nova atração que transforma a tela em uma galeria de exposição.
Nos intervalos da programação, o “Minas são muitas” apresenta imagens do interior mineiro retratadas por fotógrafos e artistas mineiros. Neste mês, o público confere as fotos de Congonhas, Diamantina, Itapecerica, Ouro Preto, Poços de Caldas, Sabará, Sabinópolis e Santa Luzia.
O “Minas são muitas” é um dos destaques do projeto de interiorização da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), o “Gerais+Minas”, que ainda traz novos programas que retratam a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza do estado. As atrações vão compor a programação da Rede Minas e da rádio Inconfidência e prometem levar a mineiridade para o público.
O “Gerais+Minas” foi lançado na última sexta-feira, em Poços de Caldas, com a participação do presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Rodrigo Reis, a subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, do prefeito da cidade, Sérgio Azevedo, e com a presença virtual do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para levar as novidades para a tela da TV, as equipes de reportagem da emissora pública já começaram os trabalhos. Profissionais da Rede Minas estão no sul do estado e percorrem cerca de dez municípios da região para a gravação de conteúdos. No total, 251 cidades estão no cronograma da produção. São nove atrações que estão sendo feitas a partir do diálogo do estado de Minas Gerais, por meio da EMC e da Secult, com governanças regionais, como prefeituras, Associação Mineira de Municípios, Associação das Cidades Históricas de Minas, além de outras instituições.
Culinária – Um passeio pelo perfume e pelo sabor de Minas Gerais estreia, ainda este ano, com o “Sabor & Afeto”. A culinária, um dos grandes atrativos turísticos do Estado, é o foco da atração. Na série, que é ambientada ao lado do fogão e em volta da mesa, o público vai conhecer 26 destinos mineiros.
Programas que já são destaque na Rede Minas também apresentam novidades. A terceira temporada do “Estações” traz a história de Minas seguindo o apito do trem. A atração permite que o público desembarque nas cidades que acolhiam as locomotivas e pessoas. Em “Minas da gente”, os protagonistas são os moradores do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha que contam histórias e ‘causos’.
A Rede Minas e a rádio Inconfidência trabalham de mãos dadas para levar ao público atrações especiais. Uma delas é o programa multiplataforma “Origem”. A atração apresenta o sabor de produtos do estado que ganharam destaque no mundo, como café, cachaça, doces e queijos. O programa mostra desde o fazer à mesa posta e a importância para a cultura, o turismo e a economia.
Se o mineiro não perde o trem, também não abandona a bicicleta, a moto, o carro, o ônibus e até o tênis. No programa “#partiu”, os apresentadores partem em uma viagem para descobrir e explorar a cultura, o patrimônio, a história e a cozinha mineira. Todo o conteúdo é registrado pela câmera do celular, permitindo ao público embarcar em uma íntima aventura pelas Gerais.
Ouça a rádio de Minas