Variedades

Relatório global aponta BH como o 4º ecossistema de tecnologia que mais cresce no mundo

BH figura ao lado de metrópoles como Lagos (Nigéria), Istambul (Turquia) e Pune (Índia); políticas públicas de apoio a empresas de tecnologia contribuem para o bom resultado
Relatório global aponta BH como o 4º ecossistema de tecnologia que mais cresce no mundo
Foto: Brastock Images/iStock

Belo Horizonte é referência global em tecnologia e inovação. Segundo relatório do Global Tech Ecosystem Index 2025, divulgado pela plataforma internacional Dealroom.co, a capital mineira é o 4º ecossistema de tecnologia que mais cresce no mundo, junto com Lagos (Nigéria), Istambul (Turquia) e Pune (Índia). Belo Horizonte é destaque também como ecossistema de tecnologia que mais cresce na América Latina na categoria “Rising Stars” (Estrelas em Ascensão).

O levantamento avalia o desempenho de 288 ecossistemas de startups em 69 países, considerando áreas metropolitanas como os chamados “hubs” de inovação — como a Grande Boston, que abrange diversas cidades norte-americanas. O índice analisa critérios como:

  • Crescimento no valor de mercado das empresas;
  • Volume de startups em expansão;
  • Criação de empresas unicórnios;
  • Maturidade de fundos de investimento locais;
  • Aumento de atração de capital internacional.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Faria, o reconhecimento internacional é resultado do fortalecimento do ecossistema de inovação e do surgimento cada vez mais crescente de empresas de tecnologia na cidade, que são apoiadas pelas políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte.

“Na Califórnia (EUA), o Silicon Valley começou, desde os anos 1970, a concentrar indústrias eletrônicas e, atualmente, reúne gigantes da tecnologia. Em Belo Horizonte, a partir de 2011, foi criado o San Pedro Valley, no bairro São Pedro, onde fundadores de startups viraram símbolos de inovação”, aponta Faria, ressaltando que, recentemente, o prefeito Álvaro Damião anunciou a segunda etapa do programa PBH Inova com as oitos startups selecionadas na primeira edição do projeto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Essas empresas terão que solucionar cinco desafios propostos pelo município, relacionados a melhorias dos serviços oferecidos aos cidadãos como saúde, segurança e gestão. Cada uma poderá receber até R$ 225 mil por desafio. O investimento total da Prefeitura será de R$ 1,5 milhão”, explica Faria, enfatizando a importância de o Executivo municipal desenvolver políticas públicas voltadas às empresas de tecnologia.

Ranking “Rising Stars” – Cidades com ecossistemas de tecnologia que mais crescem no Brasil

Recorte do ranking Brasil do relatório global divulgado nesta semana pela Startup Blink.
Divulgação Startup Blink

O relatório completo do Global Tech Ecosystem Index 2025 está disponível on-line.

Com informações da PBH

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas