Restauração do aqueduto Bicame será entregue neste sábado em Nova Lima

A Prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entrega neste sábado (29) a restauração do aqueduto Bicame – tradicional símbolo e ponto turístico da cidade. As obras na estrutura duraram nove meses e contaram com cerca de R$ 4 milhões de investimentos por parte mineradora AngloGold Ashanti, com recursos provenientes da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A prefeitura destaca que o aqueduto passou por intervenções estruturais e estéticas ao longo de seus 200 metros de extensão, respeitando suas características originais, mantendo a inspiração inglesa e revitalizando sua estrutura.
O gerente sênior de comunicação, comunidades e relacionamento institucional da AngloGold Ashanti, Fernando Cláudio, afirma ser uma honra para a empresa fazer parte deste tipo de iniciativa. Ele explica que o empreendimento pode contribuir para o desenvolvimento turístico de Nova Lima e região.
O projeto de revitalização foi elaborado pela Appa– Arte e Cultura, em parceria com as empresas Engecop e Construpower, e aprovado pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico do município.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Fernando Cláudio ainda lembra que a mineradora está envolvida em projetos semelhantes tanto em Nova Lima quanto em outras cidades mineiras. Entre eles, o gerente cita a revitalização da Estação Ferroviária de Caeté, na região Central do Estado; e a restauração da Igreja das Romarias, na Serra da Piedade.
Outra iniciativa em que a AngloGold também está envolvida é o projeto Nova Vila, que transformará a Mina Velha e a Mina Grande, pertencente à mineradora, em um complexo multiuso em Nova Lima. O início das primeiras obras está previsto para julho. “Trata-se de um projeto com recursos privados, mas que será entregue para uso público”, destaca.

História do Bicame de Nova Lima
O aqueduto Bicame foi construído em 1890 pela Saint John Del Rey Mining Company, mineradora que veio se tornar a AngloGold Ashanti. Ele foi planejado por George Chalmers, superintendente da mineradora na época. A estrutura foi construída com madeiras nobres: aroeira e peroba rosa.
Durante décadas o Bicame foi utilizado para transportar água do córrego Rego Grande até a mina de ouro Morro Velho. As águas que percorriam o aqueduto nascem na Serra do Curral, formando o Ribeirão dos Cristais e o Rego Grande.
Em 2002, a prefeitura de Nova Lima realizou um pleito popular e a população elegeu o Bicame como símbolo da cidade. Atualmente, a estrutura não tem mais a mesma funcionalidade, porém tornou-se um importante ponto de referência na paisagem urbana e para os moradores do município.
Ouça a rádio de Minas