Revista CulturaS ganha edição digital

O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 tem traçado um caminho desafiador para a produção cultural no Brasil. Em um cenário de tantos obstáculos, emerge a necessidade de traçar novas rotas para que a cultura resista e se manifeste com todo o poder que ela possui. É por isso que a segunda edição da Revista CulturaS reuniu grandes nomes da cena cultural do Brasil e de países como França, Argentina e Uruguai para falar sobre os desafios do setor em tempos de Covid-19.
A publicação – fruto de uma parceria entre o Sesc em Minas, Embaixada da França o governo do Estado – tem formato digital e está disponível gratuitamente no site do Sesc em Minas (www.sescmg.com.br), nas versões português e francês.
A Revista CulturaS traz uma abordagem aprofundada sobre os desafios do setor diante da pandemia e possíveis caminhos de resistência para o processo criativo. Em uma linguagem pensada para estreitar a distância entre a arte e todos os públicos e ressaltar a cultura como agente de transformação social, a publicação engloba artigos, matérias especiais e entrevistas feitas com nomes de destaque na cena cultural nacional e internacional. Dentre eles estão o líder e ativista indígena, Ailton Krenak, que aborda “o desafio do fazer cultural em tempo de pandemia”; e a jornalista e também editora da revista Silvana Mascagna, que escreveu sobre “o teatro, a dança e a música como alimentos para vencer a crise”.
Além de conteúdos que buscam ampliar as oportunidades de inovação e ação nos tempos de isolamento social, a Revista CulturaS levanta reflexões sobre como têm sido as experiências e compartilhamento de conhecimentos em tempos de pandemia, os principais impactos do cenário na cadeia de profissionais / artistas / espaços culturais e medidas que governo, empresas e sociedade civil podem tomar para alavancar o setor cultural em um contexto pós-Covid 19. A revista destaca ainda as lições que podemos tirar dessa crise e a necessidade de o setor cultural se manter em constante inovação – tanto na criação quanto na divulgação dos produtos culturais – como estratégia de sobrevivência.
O Sesc em Minas, a Embaixada da França e o governo do Estado se reuniram, em 2016, para pensar estratégias de fomento à prática e reflexão cultural. Alguns frutos dessa iniciativa são as quatro edições do Fórum Políticas Culturais em Debate, de 2017 a 2020, e a Revista CulturaS, lançada em março de 2019.
Ouça a rádio de Minas