Revista eletrônica aborda Carnaval
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou a 9ª edição da Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH). O periódico científico anual contempla artigos, resenhas, ensaios e propostas pedagógicas que estimulam a pesquisa e a reflexão científica sobre a cidade de Belo Horizonte e a área arquivística. Nessa edição, a publicação virtual traz o dossiê “Territórios em festa: apropriações culturais do espaço urbano”, com artigos sobre Carnaval, festas e demais manifestações culturais de Belo Horizonte.
A 9ª edição da revista também tem trabalhos que discutem a cidade em diferentes aspectos. Ao todo, a publicação reúne 11 artigos, além de uma entrevista com a professora Rita Ribeiro e três propostas de ações educativas voltadas para o patrimônio cultural. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e integra a programação especial de comemoração do aniversário de 125 anos de Belo Horizonte. A publicação virtual está disponível gratuitamente na página do Arquivo Público, no site da PBH.
O destaque desta edição são os artigos sobre o Carnaval em Belo Horizonte, festa que será retomada na cidade a partir do ano que vem. Os artigos discutem o Carnaval desde o seu surgimento, nos primeiros anos da Capital, até o seu reflorescimento nos anos 2010, fazendo um balanço da festa até 2020, discutindo suas transformações, assim como as articulações entre cultura, diversão e resistência nesta festa.
O dossiê traz ainda uma entrevista com a professora Rita Ribeiro, que conta sobre seu percurso de pesquisa e como se deu o encontro com o Quarteirão do Soul – movimento estudado em sua tese de doutorado -, o qual se dedica à soul music e se apropria do espaço urbano mostrando que a cidade é para todos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (ISSN 2357-8513) é uma publicação on-line do APCBH. O projeto da revista surgiu em 2012 e a sua primeira edição foi publicada em 2013. A REAPCBH é um periódico anual de caráter acadêmico e científico que recebe artigos, resenhas e propostas de ações educativas relacionadas ao patrimônio cultural. A revista é indexada e a nota Qualis Capes da REAPCBH é B5. A publicação ocorre sempre em dezembro e as edições anteriores do periódico estão disponíveis no Portal PBH.
O periódico abrange as várias áreas do conhecimento que se debruçam sobre a cidade de Belo Horizonte como história, geografia, arquitetura e urbanismo, entre outras. A chamada para o recebimento dos artigos é aberta no primeiro semestre do ano.
Documentos
O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.
Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam uma enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos.. O APCBH abriga hoje um volume documental de cerca de 1,5 mil metros lineares de documentos textuais e 1,2 milhão de itens documentais, dentre fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas e mapas, dentre outros.
Ouça a rádio de Minas